Camisola 3 permite à equipa “aproveitar melhor a ideia ofensiva”
Corpo do artigo
A lesão de Bah abre caminho a Álvaro Carreras, que, fruto do desvio de Aursnes para a direita, pode assim alcançar a maior série como titular de águia ao peito. O camisola 3 procura convencer Roger Schmidt e os responsáveis encarnados quanto ao exercício da opção de compra negociada com o Manchester United e para João Manuel Pinto, antigo defesa e atual treinador, Carreras permite ao Benfica explorar melhor a produção atacante.
João Manuel Pinto defende a O JOGO que “as dinâmicas” do lateral tornam as águias mais fortes no ataque. Fala em sinais positivos já transmitidos e mostra-se a favor da compra do passe do atleta.
“É um jogador que se enquadra no processo e na ideia ofensiva do Benfica. Aparece muitas vezes na área, cruza bem, explora bem a zona interior e defende bem. Com Carreras, o Benfica pode aproveitar melhor essa ideia ofensiva”, defende a O JOGO, reforçando: “Com as suas dinâmicas de lateral permite aproveitar a superioridade numérica, como faz Bah, que o Benfica provoca. Aparece na zona de finalização e finaliza. E também deu para perceber que tem agressividade.”
“Aparece muitas vezes na área, cruza bem e explora a zona interior”
João Manuel Pinto realça ser “uma pena que não tenha jogado mais vezes”. E aponta outras vantagens em relação aos jogadores adaptados à posição. “O facto de ter pé esquerdo dá outra força à equipa. Além da adaptação, Aursnes, por ter pé direito, vê por vezes dificultada a tarefa até em termos ofensivos por ter de puxar para dentro. Já Morato, as suas principais características são de central. Ou seja, passa por defender, é normal que não correspondesse como um lateral”, afirma, considerando que “um lateral tem de criar espaços, aparecer na área e na finalização e ter criatividade. E Carreras tem essas coisas.”
“Tem qualidade e fome de jogo, já o mostrou. Tem correspondido. Gosto dele”
“É um jogador com qualidade e com fome de jogo, já o mostrou. Tem correspondido. Gosto dele, precisa de jogar mais, mas é muito útil, acredito que vai agarrar a oportunidade. Com tempo de jogo vai adquirindo ritmo e confiança, foi assim com Grimaldo. É preciso lembrar que ele também teve um período de adaptação e que a melhor época foi a última”, salienta.
O Benfica tem até 30 de junho para acionar a opção de compra de 6 M€ junto do Manchester United e, ainda que admita que “estes últimos jogos vão permitir perceber melhor se o Benfica deve adquiri-lo a título definitivo”, João Manuel Pinto dá o seu aval: “Sendo certo que a avaliação depende de Roger Schmidt e de Rui Costa, penso que já deu boas indicações. Esta época as coisas não correram bem com quatro ou cinco laterais, mas correram com ele”.
Melhor série acabou em novembro
Com a possibilidade de ganhar o estatuto de titular nos últimos três jogos da época, Álvaro Carreras pode atingir a melhor série desde novembro, quando a 2 desse mês fechou uma sequência de quatro jogos como titular, então pelo Granada.
Porém, nessa série fez duas partidas como extremo esquerdo. Pelo Benfica, o camisola 3 tem até ao momento 13 desafios realizados, sendo que apenas quatro foram de início.
Após a estreia no onze com o Vizela, na Taça de Portugal, voltou a ser titular com o Toulouse, na Liga Europa. Passaram-se depois mais dois meses até voltar ao onze, já com o Moreirense. O último jogo de início foi em Faro, onde até marcou.