A equipa inglesa confirmou hoje a subida à Premier League, depois de vencer o Sheffield United por 2-1, o que a deixa obrigada a exercer a cláusula de compra do extremo inglês que estava cedido pelo Sporting
Corpo do artigo
Marcus Edwards já não vai regressar ao Sporting, uma vez que o Burnley garantiu a subida direta à Premier League, com uma vitória por 2-1 frente ao Sheffield United, o que obriga o emblema inglês a acionar a cláusula de compra do extremo, que foi titular hoje.
O Sporting vai receber 10 milhões de euros pela transferência do jogador inglês (pode ainda encaixar mais um milhão de euros em variáveis), valor que terá de partilhar com o Tottenham, que detém 35% do passe do atleta e terá direito a 3,5 M€.
Ao início da tarde, ainda antes de se confirmar a subida do Burnley, Rui Borges não se alongou na mensagem de despedida para o jogador, durante a antevisão ao encontro da Taça de Portugal com o Rio Ave: “É algo que me ultrapassa um bocado, tem mais a ver com a estratégia do empréstimo ou da venda para o clube, se foi aproveitado ou não, não posso dizer muito. Comigo, pouco ou nada jogou, mas foi importante em alguns momentos do Sporting no passado, noutros nem tanto. Faz parte dos momentos de forma dos jogadores.” Edwards foi contratado ao V. Guimarães em janeiro de 2022, tendo os leões investido, na época, 7,67 milhões de euros por metade do passe do jogador. Mais tarde, na ida de Porro para o Tottenham, o Sporting garantiu mais 15% dos direitos económicos do extremo que, antes de ser emprestado ao Burnley, esteve afastado da equipa por motivos disciplinares. Rui Borges, recorde-se, não chegou, sequer, a utilizar o inglês.