Pubalgia tem limitado o guarda-redes, que tudo tem feito para estar pronto para a reta final de campeonato
Corpo do artigo
Bruno Varela tem dado o exemplo e está a fazer todos os possíveis para ajudar o V. Guimarães nesta ponta final de campeonato, apesar da pubalgia que lhe tem limitado o trabalho. Foi precisamente por isso que ficou fora da convocatória da seleção de Cabo Verde, que teve dois jogos importantes no apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026, contra as Maurícias e Angola, evitando, desta forma, uma sobrecarga que seria provocada por viagens e competição.
Ao permanecer em Guimarães, o guarda-redes de 30 anos abdicou das folgas concedidas por Luís Freire e, nesses dias que se apresentou na Academia do Vitória, trabalhou no departamento médico. Nos restantes, quando tinha de trabalhar no relvado com os restantes companheiros, o capitão apareceu sempre mais cedo para fazer trabalho específico no departamento médico.
Mesmo tratando-se de um problema físico que pode condicionar o rendimento de um jogador, o trabalho de recuperação tem resultado e o experiente guarda-redes está em condições de manter a titularidade na baliza vitoriana no dérbi de domingo, em Moreira de Cónegos. Bruno Varela tem sido gerido com todo o cuidado pelo departamento clínico e pela equipa técnica liderada por Luís Freire para não agravar a lesão, até porque é o jogador do V. Guimarães mais utilizado na presente temporada, somando 3690 minutos em 41 jogos em todas as competições, podendo terminar a temporada com 49 jogos. Neste momento, já ultrapassou, e muito, o máximo da carreira, estabelecido em 2020/21, altura em que realizou 33 partidas na primeira época ao serviço dos vitorianos. A boa temporada que está a fazer valeu-lhe, inclusive, o interesse de alguns clubes estrangeiros, mas a SAD vitoriana, presidida por António Miguel Cardoso, recusou a saída de um dos jogadores mais influentes do plantel, e que está contratualmente ligado ao clube até 30 de junho de 2026.