Declarações do treinador do Benfica após o 4-1 frente ao FC Porto, na ronda 11 do campeonato
Corpo do artigo
Mais uma vitória, pediu uma reação à Benfica e terá ficado o orgulhoso com esta resposta? "Acabou de ser uma exibição à Benfica e estamos satisfeitos. Acho que fizemos 90 minutos de enorme qualidade. Em termos defensivos sempre muito fortes na pressão. O FC Porto tem uma saída muito boa, principalmente pelo guarda-redes, conseguimos anular isso. Mas depois, com o bola, conseguimos fazer aqui o que há três dias não conseguimos fazer, de ter mais tempo de bola, de saber gerir o jogo com a bola. E depois sabíamos que os espaços nos iam aparecer para criar as oportunidades de golo e marcar os golos. Foi isso que tentámos fazer. Foi isso que ontem, quando falámos sobre o jogo, senti que a equipa podia fazer. Por isso, exibição à Benfica, satisfeito pelos três pontos."
Colocou o Florentino Luís e o Aursnes s na primeira linha de pressão, junto ao Pavlidis. O que é que pretendeu fazer com essa colocação dos dois médios mais à frente, na saída de bola do FC Porto? "Nem foi tanto o Florentino, mais o Kokçu. Como lhe disse, o FC Porto tem saídas interessantes através do seu guarda-redes e tentámos anular isso. E realmente fizemos uma excelente de pressão, um trabalho muito bom de toda a equipa técnica, analisámos muito bem essa situação. E nem estou a falar para mim, foi realmente uma ideia dos nossos adjuntos, do Luís, que surgiu com essa ideia de cortar a linha de passo do guarda-redes. Começámos a pressionar e não deixar o adversário, se saísse longo, saía longo, até à zona do meio-campo, onde nós poderíamos ganhar a primeira bola ou a segunda bola. Por isso, corremos bem, no sentido em que o FC Porto inicia a segunda parte, a tentar sair direto do guarda-redes. Correu-nos bem. É o nosso trabalho, tentar perspetivar o jogo, definir a melhor estratégia para o jogo. Mas, acima de tudo, valorizar aquilo que nós fizemos durante 90 minutos com bola."
São apenas três pontos, mas o que é que fica de um jogo, de um clássico, com esta vitória, com estes números, em termos psicológicos, anímicos, tanto para os jogadores como para os adeptos? " É sempre gratificante. Primeiro, é sempre gratificante jogar no Estádio da Luz, com o ambiente como esteve hoje. Esta é a nossa vida, de três em três dias, fazer exibições dessa qualidade. É para isto que trabalhamos. Quando temos momentos menos bons, temos de estar unidos. E sentir sempre a equipa unida, a não desconfiar de nada, acreditar no trabalho que está a ser feito. E, três dias depois, fizemos esta exibição à Benfica."