O JOGO sabe que o capitão dos leões pretende terminar a época como o médio com mais golos no Velho Continente.
Corpo do artigo
Protagonista da época mais concretizadora da sua carreira, Bruno Fernandes não quer parar por aqui e traçou um objetivo pessoal para o que resta da presente temporada. De acordo com o que O JOGO apurou, o capitão do Sporting quer acabar 2018/19 como o médio com mais golos marcados do futebol europeu e ao mesmo tempo ter um papel decisivo para a concretização dos objetivos coletivos que restam: tentar chegar à final da Taça de Portugal e ao segundo lugar do campeonato.
Os 22 remates certeiros do camisola 8 verde e branco conferem-lhe vantagem de três sobre o rival mais direto: Sarabia (Sevilha).
Neste momento, o médio do Sporting soma 22 golos em todas as competições e tem um avanço de três golos sobre o mais direto perseguidor, Pablo Sarabia (Sevilha), que contabiliza 19 remates certeiros. No entanto, o espanhol tem a vantagem de ainda ter pelo menos dois jogos para disputar na Liga Europa, além de todos os que restam para a liga espanhola, adivinhando-se uma luta ibérica cerrada por essa coroa europeia. Hakim Ziyech (Ajax), Marco Reus (Dortmund) e Scott Sinclair (Celtic), todos com 17 golos, completam o top 5 de médios mais concretizadores nas ligas do Velho Continente.
Amanhã, Bruno Fernandes vai ter a oportunidade de dar sequência à sua veia goleadora diante do Portimonense, um adversário que lhe traz boas recordações nesse capítulo: em três embates frente à formação algarvia, o capitão do Sporting marcou outros tantos golos e só ficou em branco no jogo da primeira volta, onde os leões, então comandados por José Peseiro, foram derrotados por 4-2 em Portimão.
Melhoria no controlo emocional é vista como fulcral para atingir a meta.
O duelo de amanhã também representa uma boa oportunidade para o camisola 8 verde e branco afinar a pontaria no Estádio José Alvalade, onde marcou "apenas" dez dos 22 golos que leva na presente temporada.
Outra das questões a afinar tendo em conta a meta traçada pelo internacional português é a do controlo emocional. Na atual edição do campeonato, Bruno Fernandes já viu 13 cartões amarelos, naquele que é um máximo da sua carreira - bateu os 12 da temporada transata. Segundo o nosso jornal apurou, o jogador está determinado a chegar ao final da temporada sem ver mais cartões, com o objetivo de não falhar nenhuma das jornadas que restam, pois entende que um castigo pode ser fatal para as suas aspirações na corrida a médio goleador da Europa.
Os treze amarelos vistos pelo médio esta época já constituem um recorde de carreira: o anterior máximo eram os doze de 2017/18.
Recorde-se que antes da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa, diante do Villarreal, o médio revelou que estava quase a perder uma aposta com Frederico Varandas sobre o número de cartões que iria ver até final da época.
MÉDIOS GOLEADORES DA EUROPA (em todas as provas)
22 - BRUNO FERNANDES (Sporting)
19 Pablo Sarabia (Sevilha)
17 - Hakim Ziyech (Ajax)
17 - Marco Reus (Borússia de Dortmund)
17 - Scott Sinclair (Celtic)
16 - Nasser El Khayati (Den Haag)
15 - K. Fortounis (Olympiacos)
14 - Paul Pogba (Manchester United)