Derrick Kohn, que jogou com Bright Arrey-Mbi no Hannover, conta como é o reforço que tem cláusula de 50 milhões de euros. O agora defesa do Galatasaray e grande amigo do central alemão que assinou pelos arsenalistas até 2029 acredita que a personalidade associada ao potencial e motivação vão guiá-lo ao sucesso.
Corpo do artigo
Bright Arrey-Mbi foi o último reforço a chegar a Braga, muito em cima da apresentação com o Rayo Vallecano e, sem tempo suficiente, para assimilar as rotinas necessárias e desejadas por Daniel Sousa quanto a uma solidez inabalável no caminho que se espera produtivo para a Liga Europa.
Niakaté e Serdar, já oleados da última época, foram as apostas para minimizar riscos de um pé em falso na estreia oficial diante do Maccabi Petah Tikva. Porém, o currículo do central alemão, que conta com formação no Chelsea e Bayern, tendo em Munique emergido entre graúdos e jogado a Champions, e implicou investimento avultado, recorde para esta temporada, de 6,2 milhões pagos ao Hannover, faz augurar rápida ascensão à titularidade. De grande imponência atlética, com velocidade e poder de choque acima da média, o defesa de origem camaronesa tem sido obrigado a apressar compreensão dos comportamentos exigidos pelo treinador e alguns automatismos táticos, prevenindo deslizes prematuros que belisquem a coesão interna. Não deverá ainda ser titular na Bulgária, na segunda mão com o conjunto israelita, porém, esta fase de transição, olhando à ótima interação com os colegas, vai servindo de preparação para Arrey-Mbi se apresentar imperial à primeira chamada.
A alta graduação do central, que já ultrapassou múltiplas provas a 20 valores, é atestada pelo conhecimento de causa do compatriota Derrick Kohn, agora no Galatasaray. Estiveram juntos época e meia e, além de comungarem de missões defensivas, alastraram a estreita convivência para fora das quatro linhas. No Hannover eram inseparáveis, porventura, também ligados pelas raízes africanas. “Bright deve ser visto como um atleta e uma pessoa muito consciente e de caráter bastante forte. Apesar de muito jovem, ele passa muita experiência, que vem associada ao seu tempo no Chelsea e Bayern, não esquecendo o Hannover e as seleções jovens alemãs. Tem grande sentido de dever e uma personalidade muito positiva. Faz-se em pouco tempo um trunfo para qualquer equipa”, elogia.
Kohn aprova, sem reservas, o investimento do Braga e visualiza marcante impacto. “Saiu da II Divisão alemã para um clube que almeja troféus e já goza de reconhecimento europeu. É um desafio muito emocionante para ele e um passo que o ajudará a crescer velozmente. Vai agarrar todas as oportunidades que tiver na liga portuguesa e na UEFA”, sublinha o defesa, descrevendo a postura de Arrey-Mbi e tudo aquilo que os adeptos dos guerreiros podem esperar. “Ele é fantástico e um verdadeiro jogador de equipa. A nossa ligação foi imediata, uma conexão incrível”, recorda. “Percebe-se a sua educação futebolística de Chelsea e Bayern, carrega enormes ambições de quem se moldou na grandeza desses clubes. O potencial e a motivação vão guiá-lo ao sucesso em qualquer parte”, garante.