Meyong, antigo avançado dos Guerreiros, elogia Abel Ruiz e Banza, mas considera que nenhum deles é um verdadeiro matador.
Corpo do artigo
O empate com o FC Porto deixou o Braga mais longe do título, mas ainda de olho no segundo lugar.
Os arsenalistas continuam a acreditar que é possível repetir a proeza alcançada em 2009/10, época em que a equipa foi vice-campeã nacional, sob o comando de Domingos Paciência.
Meyong fez parte desse grupo histórico. O antigo internacional camaronês alinhava num ataque que contava com Alan, Paulo César, Matheus, Rentería e Adriano. "Este ataque do Braga também é muito forte", sublinha o antigo goleador, elogiando "o equilíbrio da equipa", apesar de considerar que falta "um matador." "Abel Ruiz participa bem no jogo, tecnicamente é bom e é rápido. Tem ainda o Banza, que é um bom jogador, mas o Braga precisa de um finalizador nato", considera Meyong. "Eu teria claramente lugar nesta equipa", acrescentou.
Recorde-se que o ataque perdeu Vitinha, transferido para o Marselha por 32 milhões de euros. "Foi pena ter saído, mas percebemos o motivo. Não havia nada a fazer. Os clubes portugueses têm de vender e, quando têm essa possibilidade, não podem recusar. Mas, até nisso o Braga está a mudar", lembra Meyong, dando o exemplo de Ricardo Horta, pretendido pelo Benfica no último verão. "Se o Braga quisesse, já o tinha vendido. Isso mostra que o clube quer lutar pelo título", justifica, elogiando o trabalho que tem sido feito pela SAD. "O Braga está a crescer todos os anos, está cada vez mais forte. O presidente António Salvador está a fazer um grande trabalho, o que é bom para o campeonato português, porque há cada vez mais candidatos ao título."
Meyong acredita que o plantel arsenalista "estava preparado para lutar pelo título já esta época", mas sublinha que "o Benfica está muito forte." "Num ano normal, o Braga estaria a um ou dois pontos do primeiro lugar, mas este Benfica é fora de série. Isso vê-se no campeonato e na Liga dos Campeões", analisa, considerando que "lutar pelo acesso à Liga Europa começa a ficar curto para o Braga."
Meyong entende ainda que a equipa minhota tem condições para ultrapassar o FC Porto e chegar à Liga dos Campeões. "Este Braga tem estofo para ficar em segundo lugar. Tem grandes jogadores, alguns deles internacionais, inclusive por Portugal, e excelentes condições. Não há grande diferença entre esta equipa e a do meu tempo. Ambas com muita qualidade", destaca, lamentando apenas a oportunidade desperdiçada de chegar já ao segundo posto no desafio com o FC Porto. "O Braga jogou melhor na primeira parte, mas na segunda só teve algumas oportunidades a acabar. Gostaria que tivesse ganho, mas tenho de ser honesto e, por aquilo que fizeram as duas equipas, o empate é o resultado mais correto."
Atualmente a viver em Setúbal, Meyong lamenta ter visto o jogo pela televisão. "O Braga-FC Porto foi um grande jogo. Fiquei até com pena de não ter ido ao estádio. A partir de agora, vou fazer tudo para estar presente", promete.