Prioridade da SAD arsenalista passa pela venda do passe dos jogadores que estiveram cedidos na última temporada
Corpo do artigo
Apostado em formar um plantel forte e competitivo de maneira a lutar pelos primeiros lugares no campeonato e entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Braga já garantiu a contratação de alguns reforços para a próxima época, tendo gasto 13,3 milhões de euros com as aquisições de Bruma (6,5) Vítor Carvalho (2,5), Víctor Gómez (2), Niakaté (1,8) e Adrián Marín (0,5).
Sendo certo que nenhum dos jogadores emprestados vai intetgrar o plantel principal do Braga para 2023/24, o plano passa por garantir alguns milhões para abater na lista de compras da SAD.
O investimento pode ser compensado com as vendas dos muitos jogadores que estiveram emprestados na última temporada, sendo certo que, além de nenhum deles integrar o plantel comandado por Artur Jorge na próxima época, poucos serão novamente cedidos, sendo prioritário vender.
O defesa-central Bruno Rodrigues, que esteve emprestado aos turcos do Karagumruk, deve voltar a ser cedido, assim como Hernâni, que esteve no Paços de Ferreira. Já Schurrle pode ser emprestado ou vendido.
A ideia da SAD presidida por António Salvador passa por garantir alguns milhões de euros com a venda dos jogadores que estiveram emprestados. Além de garantir um bom encaixe que permitirá abater no dinheiro investido em reforços, os arsenalistas poupam ainda nos salários desses atletas. O avançado brasileiro Guilherme Schettine foi o primeiro a sair e a render, mudando-se para os russos do FK Ural a troco de 500 mil euros, verba que serve, por exemplo, para pagar a contratação do lateral-esquerdo Adrián Marín (Gil Vicente).
SAD pode lucrar com as vendas e abater aos 13,3 milhões de euros pagos por Bruma (6,5 ) Vítor Carvalho (2,5), Víctor Gómez (2), Niakaté (1,8) e Adrián Marín (0,5)
A boa época de Mario González nos belgas do Leuven suscita a cobiça de vários clubes e pode render cerca de três milhões de euros. Os brasileiros Lucas Piazon (Botafogo, Brasil), Lucas Mineiro (Westerlo, Bélgica) e Fabiano (Kasimpasa, Turquia) também podem render um bom encaixe, entre quatro a cinco milhões de euros.
Já Moura, que tem sido apontado ao Famalicão, onde esteve em bom plano na época passada, dificilmente irá rodar de novo, até porque é um dos jogadores emprestados com maior valor de mercado, podendo render entre os 3,5 e os quatro milhões de euros.
16554589
EMPRESTADOS
Tiago Esgaio (Arouca)
Lateral-direito
Cedido ao Arouca pelo segundo ano consecutivo, alinhou em 35 jogos em todas as competições. Marcou um golo e fez quatro assistências.
Fabiano (Kasimpasa)
Lateral-direito
Iniciou a época em Braga, tendo até alinhado em 21 jogos, 20 como titular, mas em janeiro transferiu-se para o Kasimpasa, disputando nove jogos pelos turcos.
Bruno Rodrigues (Karagumruk)
Defesa-central
Utilizado por Artur Jorge em sete jogos, foi cedido ao Karagumruk em janeiro, mas só fez cinco partidas pelos turcos, três como titular, num total de 282 minutos.
Lucas Mineiro (Westerlo)
Médio
Cedido aos belgas do Westerlo, somou apenas 552 minutos em dez jogos, o último dos quais no dia 12 de novembro de 2022, devido a lesão.
16554402
Lucas Piazon (Botafogo)
Médio-ofensivo
No segundo ano de empréstimo ao Botafogo, começou como titular, mas perdeu espaço na equipa. Marcou um golo e fez três assistências em 14 jogos.
Schurrle (Trofense)
Médio-ofensivo
Emprestado ao Trofense, da II Liga, no início da época, alinhou em 16 jogos, num total de 626", tendo sido titular em seis. Foi perdendo espaço com o tempo.
Hernâni (Paços de Ferreira)
Médio-ofensivo
Depois de ter começado a época no plantel bracarense, foi emprestado ao Paços de Ferreira em janeiro e alinhou em dez jogos, tendo marcado um golo na I Liga.
Guilherme Schettine (Grasshoppers)
Avançado
Uma boa época na Suíça. Em 21 jogos, marcou oito golos e fez três assistências, naquele que foi o terceiro empréstimo, após ter sido cedido ao Almería e Vizela.
Mario González (Leuven)
Avançado
Depois de ter sido emprestado ao Tenerife, em 2021/22, esteve em grande plano na Bélgica. Em 24 jogos, marcou 15 golos e fez uma assistência.