Atento ao "importante embalo" dos minhotos nesta época, Domingos Paciência recorda que o seu Braga, vice-campeão há 13 épocas, tinha mais maturidade e que usufruiu de semanas limpas de competição.
Corpo do artigo
De pé a fundo no acelerador desde o arranque, o Braga atual parece decalcar o trajeto impressionante que protagonizou em 2009/10 e que culminou no segundo lugar do campeonato, depois de se ter assistido a um interessante despique com o Benfica na luta pelo título. A série vitoriosa de oito jogos foi igualada frente ao Vizela e Domingos Paciência, o treinador de há 13 épocas, não tem dúvidas de que a equipa comandada por Artur Jorge deve ser levada muito a sério, como expressou a O JOGO.
Domingos Paciência diz que "não é qualquer equipa que iguala a marca" das oito vitórias seguidas, fixada em 2009/10
"Não é qualquer Braga que iguala uma marca dessas. Tem a ver com o contexto. Os jogos europeus dão-lhes muito confiança, o próprio jogo com o Sporting, logo no começo da época, proporcionou isso. São jogos que marcam a equipa e que ajudam-na a crescer. A equipa conseguiu um importante embalo", avaliou, embora ressalvando que "ainda só passaram sete jornadas".
O campeonato é uma longa maratona e, por isso, o técnico atribui relativa importância ao avanço dos bracarenses na frente da corrida, liderada, outra vez, pelo Benfica. "Os indicadores são muito bons, mas tem de haver regularidade. E as diversas competições que vão aparecer pelo caminho poderão influenciar essa regularidade ao longo da época. Comigo, o Braga teve a felicidade de abordar o campeonato semana a semana, sem jogos europeus pelo meio", recordou. Outro fator que jogava a favor do Braga com a chancela de Domingos Paciência era a experiência da maior parte dos jogadores.
"Os indicadores são muito bons, mas tem de haver regularidade"
"A minha equipa tinha mais maturidade, tinha uma média de idades superior à da atual. Isso era determinante nos grandes jogos, onde a pressão é sempre mais alta. Os jogadores experientes ajudavam sempre a equipa a vir para cima quando se verificavam maus resultados", explicou.
De volta ao presente, o ex-treinador dos arsenalistas não poupa nos elogios à equipa comandada por Artur Jorge. "É um Braga jovem e irreverente. Têm uma boa dinâmica, jogam com grande intensidade. Vamos ver como reagem esses jovens nos momentos menos bons", referiu.
Série para alargar no Dragão
Igualada a segunda melhor série vitoriosa do Braga (oito jogos) neste milénio, a equipa de Artur Jorge poderá elevar um pouco mais a fasquia na deslocação ao Dragão, no regresso da Liga Bwin.
O recorde dos minhotos são nove triunfos consecutivos, conseguidos em 2011/12, com Leonardo Jardim no comando, mas essa sequência não envolveu qualquer jogo europeu, ao contrário desta época (o Braga bateu o Malmo e o Union Berlin), nem um embate com o FC Porto. Curiosamente, Artur Jorge bateu os portistas na Pedreira, em 2019/20, como treinador interino.
15179971
15180735