Fizemos uma classificação virtual dos clubes que mais ganharam pontos aos grandes, desde o início deste século. O Braga surge destacadíssimo e os clubes do momento, o Boavista e o Estoril, ocupam o quarto e o 15.º lugar, respetivamente.
Corpo do artigo
A crise do Sporting e FC Porto tem animado um outro campeonato que soma os pontos ganhos pelas equipas pequenas aos grandes. O Boavista - que venceu o Sporting, por 2-1 - isolou-se no 4.º lugar de ranking que contabiliza os resultados desde o início deste século. Já o Estoril - empate com o FC Porto, 1-1 - reforçou o 15.º lugar.
O líder desta liga é, sem grande surpresa, o Braga. Os conquistadores ganharam 116 pontos nos jogos com os três crónicos candidatos ao título desde a época 2000/01. Durante o período em estudo conseguiram ainda o recorde de ser a equipa com mais pontos, 13, numa só época, também em 2000/01: duas vitórias frente ao Sporting; uma vitória e um empate frente ao Benfica e um empate frente ao FC Porto. Ainda assim, e apesar do sucesso destes duelos, o Braga "só" conseguiria um quarto lugar final, então com o técnico Manuel Cajuda ao leme.
Curiosidades
21 na profundidade - Rafa, líder do ranking Pontos O JOGO, tem sido usado com inteligência pelo técnico Roger Schmidt. O avançado é o jogador da prova com mais receção de passes em profundidade: 21.
25 suplentes com golo - Uma entrada aos 60' ainda deu para Vitinha (Braga) fazer estragos frente ao Vizela, com um golo e uma assistência. É um dos 25 futebolistas que marcaram depois de sair do banco.
55 por cento de tempo útil - Após sete jornadas, a média de tempo útil por jogo da prova é de 55,9%. O jogo com maior aproveitamento foi o Sporting-Rio Ave, com 67%, ao passo que o Portimonense-V. Guimarães quedou-se pelos 40%.
11764 espectadores - A média de espectadores recuperou para os 11 764 por jogo e está agora em linha com os números verificados antes da pandemia. Antes do fecho das bancadas (após a 24.ª ronda, 2019/20) a média era de 11 140.
Três penáltis - Em sete jornadas, o Sporting já cometeu mais penáltis - três - do que os dois de toda a época passada. Nesta temporada fizeram duas faltas capitais com o FC Porto (derrota por 3-0) e agora uma frente ao Boavista (derrota por 2-1).