O Braga é a única equipa que ainda não perdeu em casa na I Liga. Há poucos casos iguais nos campeonatos europeus...
Corpo do artigo
A última jornada transformou o Braga na única equipa que ainda não perdeu em casa para o campeonato. A derrota do Sporting no dérbi com o Benfica, disputado em Alvalade, deixou os arsenalistas com mais um registo importante e inigualável a nível interno, e que ajuda a explicar, em boa parte, a excelente temporada arsenalista, que assenta sobretudo na consistência evidenciada pela equipa de Abel Ferreira nos jogos realizados no Estádio Municipal.
Até ao momento, e contabilizando as partidas realizadas na I Liga, foram nove vitórias e apenas um empate (com o Rio Ave, por 1-1, na sétima jornada) na Pedreira, uma marca que pode ganhar ainda maior expressão já no próximo domingo, dia da receção ao Chaves.
Os bons resultados do Braga em casa já são uma das principais imagens de marca do reinado de Abel Ferreira no comando técnico da equipa principal, e que esta época até ganhou contornos europeus. Nesta fase tão adiantada da temporada, há apenas mais nove exemplos para mostrar pela Europa fora: Liverpool, Atlético de Madrid, Juventus, Nápoles, PSG, Dortmund, B. Moenchengladbach, Galatasaray e Shakhtar Donetsk, de Paulo Fonseca, também imitam o Braga nos respetivos campeonatos, com a curiosidade de PSG, em França, e B. Moenchengladbach, na Alemanha, terem somado apenas triunfos sempre que jogaram na condição de visitados.
Curiosamente, o registo invicto do Braga em casa também se alarga às restantes competições, uma vez que aos jogos do campeonato se somam o empate (2-2) com o Zorya para a Liga Europa, a vitória (2-1) com o Praiense para a Taça de Portugal, e também os triunfos na fase de grupos da Taça da Liga frente ao Tondela (2-1) e Nacional (5-0). Mesmo na meia-final da Taça da Liga, que se disputou na Pedreira (apesar de ser considerado terreno neutro), os arsenalistas chegaram empatados ao final dos 90 minutos (1-1), tendo perdido com o Sporting apenas no desempate das grandes penalidades.