Superada a 3.ª eliminatória e o play-off, águia visa triunfo que é feito raro a iniciar a fase de grupos.
Corpo do artigo
O Benfica arranca esta terça-feira a sua caminhada na Liga dos Campeões recebendo a visita do Maccabi Haifa, de longe o adversário mais acessível do grupo que integra ainda PSG e Juventus.
Frente a um Maccabi Haifa sem expressão na prova e que nunca venceu na condição de visitante, os encarnados tentarão manter a caminhada totalmente vitoriosa neste início de temporada.
Esta será, assim, a primeira oportunidade para a equipa de Roger Schmidt procurar os três pontos e engordar a conta bancária, naquele que não deixará de ser também um novo desafio, depois de superadas duas eliminatórias para chegar à fase de grupos, refletido na dificuldade que as águias têm tido nas primeiras jornadas deste período da competição.
O novo treinador dos encarnados já afirmou que não valoriza muito o passado, prefere olhar para o futuro, mas há indicadores que podem ser destacados e a realidade histórica mostra que o Benfica, desde que a Liga dos Campeões foi criada, em 1992/93, realizou 16 jogos de entrada na fase de grupos e apenas venceu quatro.
Ciclo: águias estão na sequência mais prolongada sem festejar a vitória a abrir
Olhando para as primeiras jornadas com localização no Estádio da Luz, os números ficam menos carregados, mas apontam para os mesmos quatro triunfos em uma dezena de encontros, frente a Lille (2005/06), Hapoel Tel-Aviv (2010/11), Anderlecht (2013/14) e Astana (2015/16).
Garantida a entrada na fase de grupos da competição - caíram Midtjylland e Dínamo Kiev nas fases a eliminar - e com um lastro de nove vitórias em outros tantos jogos, os encarnados vão tentar agora somar o décimo triunfo consecutivo, o que permitirá concluir um ciclo que já vai em cinco edições sem registo de um festejo na primeira jornada.
Em 16 rondas inaugurais, o emblema da águia venceu apenas quatro vezes. Lille, Hapoel, Anderlecht e Astana foram as "vítimas"
Pela frente estará uma equipa israelita praticamente sem expressão na Liga dos Campeões e que chegou a esta fase após eliminar Olympiacos, Apollon Limassol e Estrela Vermelha. Porém, apenas em duas edições chegou tão longe e, nessas, não saboreou ainda qualquer vitória na condição de visitante. Em seis deslocações, nas épocas 2002/03 e 2009/10, o Maccabi Haifa perdeu cinco vezes e apenas empatou uma.
15139836
15139549