O juiz apitou o último duelo entre leões e águias da época passada. Em 2023/24 esteve num jogo do Sporting, em Guimarães,com decisões polémica e com queixas dos verdes e brancos.
Corpo do artigo
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou ontem a nomeação para o dérbi desta noite, escolhendo João Pinheiro, da AF de Braga, para dirigir o encontro. Os assistentes serão Bruno Jesus e Luciano Maia, enquanto Fábio Veríssimo assumirá funções de 4.º árbitro. Na Cidade do Futebol, Hugo Miguel será o videoárbitro, auxiliado pelo AVAR Pedro Martins.
João Pinheiro, de 36 anos, vai dirigir o terceiro clássico da presente temporada e o quinto da carreira. Será o segundo dérbi, depois de no ano passado ter estado no Sporting-Benfica, da 33.ª jornada, que terminou empatado 2-2. Em 2023/24, este juiz internacional desde 2016, já tinha sido o escolhido do CA da FPF para apitar os dois duelos do campeonato entre o Benfica e o FC Porto: o da primeira volta ganho pelas águias por 1-0 e o da segunda volta ganho pelos dragões por 5-0. Além destes dois jogos, esta época João Pinheiro dirigiu ainda o desafio do Benfica com o Gil Vicente, que os encarnados venceram por 3-2, em Barcelos.
João Pinheiro apitou na presente época 30 jogos, dos quais apenas um deles foi para a Taça de Portugal: o Oliveirense-Boavista, da 3.ª eliminatória.
Esta época o árbitro só por uma vez se cruzou no caminho do Sporting, na deslocação a Guimarães. Esta partida ficaria marcada por decisões polémicas do árbitro e do VAR Hugo Miguel. Os minhotos, que ganharam 3-2, fizeram o 1-1 em cima do intervalo num penálti que os leões reclamaram não existir e que, por simulação, poderia ter dado o segundo cartão amarelo e consequente vermelho ao jogador do V. Guimarães.