Encarnados nunca venceram três jogos a abrir na Europa sem sofrer golos. Procuram recorde
Corpo do artigo
O Benfica chegou ao play-off da Champions com uma dupla vitória por 2-0 sobre o Nice e procura agora manter a onda vitoriosa na Turquia para dar um passo decisivo rumo à fase de liga da prova milionária. E, após dois triunfos sem consentir golos, o conjunto de Bruno Lage pode atingir um feito inédito caso volte a vencer mantendo a sua baliza fechada. Isto porque nunca, nas competições europeias, conseguiu abrir uma época na Europa com três vitórias consecutivas sem sofrer golos.
O clube da Luz contabiliza agora sete entradas com duas vitórias evitando golos do adversário. Porém, ao terceiro jogo, acabou por não manter a série; ora vencendo, mas sofrendo (1992/93 e 2022/23), ora empatando – 1965/66, 1973/74, 1981/82 (neste caso até a zeros) e 1991/92. Curiosamente, não perdeu em nenhuma ocasião.
Globalmente, e após ter feito, ante o Estrela, o melhor arranque a vencer e sem sofrer do Benfica, Bruno Lage pode igualar um feito que, em Portugal, só três treinadores alcançaram, com cinco vitórias a abrir a época sem sofrer: Fernando Vaz, pelo Sporting em 1969/70; Julen Lopetegui, pelo FC Porto em 2014/15; e Sérgio Conceição, também pelos dragões, em 2017/18.
O Fenerbahçe de José Mourinho não vai conceder facilidades, até porque, nos 29 encontros em casa na era do Special One, apenas por quatro vezes ficou em branco. Somou duas derrotas, com o Athletic Bilbau (0-2, na Liga Europa) e o Besiktas (0-1, na liga, com golo do ex-Benfica Gedson), e dois empates a zeros – com o Lyon, na Liga Europa, e o Samsunspor, no campeonato.