As águias têm superado, ainda que com dificuldades, o clube de Mourinho nos confrontos europeus
Corpo do artigo
O Benfica tem saído por cima nos duelos frente às equipas turcas, o que não quer dizer, olhando ao histórico, que as águias tenham à sua espera uma tarefa fácil no play-off de acesso à Liga dos Campeões, frente ao Fenerbahçe de José Mourinho.
O histórico do conjunto encarnado frente às equipas da Turquia é positivo, porém, o Benfica nunca conseguiu vencer na casa do adversário, nas três visitas realizadas anteriormente.
O conjunto encarnado soma sete vitórias, seis empates e quatro derrotas frente a equipas turcas, no total. Reduzindo a análise ao histórico frente ao Fenerbahçe, o saldo mantém-se positivo, ainda que por uma margem reduzida – três vitórias (em casa), um empate e duas derrotas (fora).
As deslocações à Turquia têm constituído um grande desafio para o Benfica, e a visita ao Estádio Sukru Saracoglu, que estará, certamente, lotado com adeptos fervorosos, dificilmente será exceção. O Benfica não foi além de um empate (1-1) na última vez que por lá passou para defrontar o Fenerbahçe, na época 2018/19, na terceira eliminatória da Liga dos Campeões, que acabou por superar (ganhou na Luz por 1-0, na primeira mão), com Rui Vitória no comando. Em 2012/13, o Fenerbahçe venceu por 1-0 em casa, mas perdeu em Lisboa por 3-1, na segunda mão, frente ao Benfica de Jorge Jesus. No antigo Estádio Altay Alsancak, na época 1975/76, para a Taça dos Campeões Europeus, as águias, treinadas por Mário Wilson, perderam por 1-0, mas levavam uma vantagem de sete golos da primeira mão, conquistada em Lisboa. Nas três eliminatórias, foi o conjunto benfiquista que seguiu em frente, apesar dos desafios enfrentados.
A primeira e única vitória que o Benfica alcançou em solo turco foi com… Bruno Lage ao comando, em 2018/19, frente ao Galatasaray. Nesse encontro dos 16 avos de final da Liga Europa, as águias levaram a melhor (2-1) na visita ao Estádio Turk Telecom, em Istambul, com golos de Salvio (de penálti) e Seferovic.
As águias – que já defrontaram o Fenerbahçe na pré-época, vencendo por 3-2 na Eusébio Cup – somam por vitórias (sem golos sofridos) os quatro primeiros encontros da temporada, e vão procurar manter essa tendência diante do Fenerbahçe de José Mourinho, numa eliminatória que representará um desafio acrescido nesse sentido. Se o Nice pareceu não ter armas suficientes para lutar pela eliminatória, como o próprio treinador do conjunto francês, Franck Haise, admitiu, com o Fenerbahçe, a dificuldade aumenta...