Belenenses: FPF vai reunir com SAD e clube para esclarecer designação na I Liga
Depois de uma carta enviada pela Direção do clube pouco antes do início da temporada, a Federação pediu esclarecimentos aos tribunais para saber se a SAD pode utilizar o nome Belenenses
Corpo do artigo
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) pretende reunir-se em breve com a Direção do Belenenses, presidida por Patrick Morais de Carvalho, e a SAD, liderada por Rui Pedro Soares. Ao que O JOGO apurou, o órgão máximo do futebol português pretende ficar esclarecido se a equipa que atua na I Liga pode usar o nome Belenenses, ou se terá de utilizar outra designação, como, por exemplo, B-SAD, que é como os dirigentes do clube a designam.
Este pedido de reunião vem ao encontro de uma carta enviada no início da época pela Direção do Belenenses à FPF e à Liga a alertar para uma situação que considera estar à margem da lei. Na resposta a essa carta, a Federação pediu esclarecimentos ao Tribunal da Relação e de Propriedade Intelectual, duas entidades que proibiram a SAD de usar os símbolos e marcas do clube, para perceber quem tem razão nesta guerra dos nomes. Agora, pretende nova elucidação por parte dos dirigentes.
Esta é uma guerra antiga, mas que teve o ponto alto em julho do ano passado, quando a equipa profissional deixou o Restelo para passar a jogar no Jamor. De seguida, a Direção do clube colocou uma providência cautelar, considerada válida pelo Tribunal de Propriedade Intelectual e o Tribunal da Relação.
Por causa das decisões judiciais, a SAD deixou de usar a Cruz de Cristo, mas tem mantido a designação Belenenses. O clube, por sua vez, entende que o novo símbolo usado pela equipa profissional foi registado com a marca B-SAD e é essa a designação que deve adotar.
Em breve, a Direção belenense deve cortar o último elo de ligação à SAD, dado que colocou já à venda os 10 por cento que ainda tinha na Sociedade.
11501353