Declarações de Jan Bednarek e Jakub Kiwior, dupla de centrais polaca, que concederam uma entrevista aos meios do FC Porto, no Palácio do Freixo, à margem do Dia da Independência Nacional da Polónia, que se celebra esta terça-feira naquele país
Corpo do artigo
Leia também Cristiano Ronaldo, o último Mundial e a reforma: "As pessoas pensam que será dentro de seis meses..."
Kiwior: "É difícil, para mim, experimentar comidas novas. No entanto, estivemos juntos num restaurante e comemos bastante bem. O tempo que passei aqui, até ao momento, foi muito agradável. Tanto no clube, como fora dele."
Bednarek: "A francesinha assusta-me. É um prato que tem tudo. Às vezes ainda penso em experimentar, mas... adio sempre. Não estou preparado ainda. Eu sou dos arredores de Poznań, mas vivemos em Poznań, e lá há uma cafetaria de um rapaz que se apaixonou pelo Porto e aperfeiçoou a arte de fazer pastéis de nata. Ele abriu uma cafetaria em Poznań que apenas serve pastéis de nata, só que altera um pouco a receita original."
Bednarek: "Senti mais falta da comida polaca em Inglaterra do que aqui. Mesmo os restaurantes polacos, em Inglaterra, não tinham aquele ar típico da Polónia. Agora, a comida portuguesa é deliciosa. Seja carne ou peixe, há uma grande variedade por onde escolher. A comida aqui é muito boa, mas a polaca é excelente. Embora nem toda a gente conheça ou valorize. Para além disso, a questão da segurança, aqui, em Portugal, é muito boa. Principalmente para mim, enquanto pai.
Kiwior: "Visitámos muitos restaurantes em Londres, mas não era nada como esperávamos."
Quem é Jakub Kiwior? Bednarek responde: "Ele é tranquilo e calado fora de campo. Embora, agora, com o tempo que passamos juntos, ele já se abra um pouco comigo. Mas dentro de campo é bem barulhento. Ele tem dois lados. Parece que, quando o jogo começa, ele "ativa uma chave [um botão] e muda o seu comportamento. Foi algo que eu já percebi há bastante tempo. Todos falam que o Kiiwi é muito calmo e tal, mas quando corro ao lado dele no campo... Mas é algo positivo. E temos algo que nos une: o gosto pelo café.
Quem é Jan Bednarek? Kiwior também diz o que acha: "Não vou dizer que é um líder, mas ele tem mesmo algo especial. Se ele quiser algo, ele vai atrás disso com determinação. Agora estamos a ter a oportunidade de passar mais tempo juntos e dá para ver que o Janek é mesmo uma daquelas pessoas que, bom sentido, quando tem um objetivo, faz tudo para o alcançar. Tanto dentro como fora do campo."

