Está a dois de igualar Chico Gordo, melhor marcador do clube numa edição da I Liga. Com uma média de quase um golo por jogo, o ponta-de-lança congolês igualou Ricardo Horta, que fez 19 em 32 jogos, em 2021/22, e está a apenas um de Lima, brasileiro que chegou aos 20, em 2011/12.
Corpo do artigo
Ao apontar o golo decisivo, anteontem, na receção ao Gil Vicente, Banza ficou mais perto de fazer história no Braga. O internacional congolês soma agora 19 golos no campeonato e está a dois de distância de Chico Gordo. O melhor marcador de sempre dos bracarenses numa edição da I Liga apontou 21 golos em 29 jogos - três de penálti -, em 1977/78, quando a equipa era orientada pelo argentino Mário Imbelloni.
O congolês igualou o registo de Ricardo Horta em 2021/22, obtido em 32 jogos. E ficou agora a um de Lima, avançado brasileiro que em 2011/12 fez 20 golos (cinco de grande penalidade) em 27 partidas, quando a equipa arsenalista era treinada por Leonardo Jardim.
A melhor marca de sempre na carreira de Banza, que teve o interregno da CAN, tem a particularidade de estar a ser conseguida com números impressionantes, uma vez que tem uma média de quase um golo por jogo. O encontro em que mais se destacou foi na receção ao Portimonense, para a 10.ª jornada, quando fez três na goleada por 6-1. Esta época assinou ainda dois bis, nas visitas a Vizela (triunfo por 3-1) e ao Bessa, onde os bracarenses venceram por 4-0.
Na época passada, a primeira ao serviço do Braga, Banza assinou 11 golos no campeonato (mais três nas outras competições) e em 2021/22, no Famalicão, tinha apontado 14 na I Liga e 17 em todas as provas.
Paulo Oliveira vai parar, Serdar não preocupa
Paulo Oliveira vai parar algumas semanas. Após ter saído na a receção ao Gil Vicente, será hoje reavaliado, devendo o exame confirmar uma lesão muscular na perna esquerda. Serdar sofreu um traumatismo craniofacial, num choque com Matheus, e, apesar de não inspirar cuidados adicionais, foi dispensado dos sub-21 da Turquia. Por ter sofrido uma pequena lesão no gémeo direito, Borja já não vai integrar a seleção da Colômbia.