Declarações do árbitro Artur Soares Dias, aos jornalistas, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na partida para a Alemanha da equipa de arbitragem portuguesa nomeada para o Europeu (Artur Soares Dias, Paulo Soares, Pedro Ribeiro e Tiago Martins)
Corpo do artigo
Parte para o Europeu com que vontade? “Uma vontade imensa de representar Portugal, é sempre um orgulho enorme. Depois de tantos Mundiais, depois de uns Jogos Olímpicos, que foi um momento épico, fazer uma dobradinha num Europeu é sem dúvida não um orgulho para mim pessoal, mas um orgulho para a arbitragem portuguesa e para o futebol português. Estamos recheados de talento e competência, só temos de a saber valorizar, construir, criar valor, agregar, congregar e é isso que nós gostamos de fazer.”
Desafios deste Euro’2024: “Representar Portugal da melhor forma é sempre o que tenho na memória, a valorização do futebol português. O objetivo é passar despercebido, valorizar o futebol. É esse o nosso objetivo, não só meu, de toda a gente que contribuiu para eu aqui estar. Conselho de Arbitragem, Federação Portuguesa de Futebol, todos os técnicos, todos os treinadores, preparadores físicos, psicólogos… Tanta gente que está atrás… Eu sou só uma cara visível de muita gente que está por trás.”
Gostaria de apitar a final? A menos que Portugal lá chegue… “Essa questão é recorrente. É verdade que nós gostamos de passar despercebidos. Se Portugal for à final é um orgulho e uma alegria imensa.”
Confiança? “Isso é sempre. Um árbitro tem de ser resiliente e muito confiante, tem de saber lutar, construir. É isso que levamos na bagagem.”
No Euro’2020 apitou dois jogos na fase de grupos. Esteve na final da Liga Conferência. Reforça confiança que poderá estar na fase a eliminar? “Para nós, à semelhança dos jogadores, os resultados e os desempenhos é que contam. Tivemos oportunidade de estar num restrito lote como é o caso do Europeu, de 18 árbitros, Jogos Olímpicos num grupo restrito de quatro, nos Mundiais e por aí fora, é fruto dos desempenho que vamos conseguindo ao longo dos jogos. De vez em quando estamos em forma, outras vezes não estamos, sendo certo que eu acho que estou em muito boa forma. É um facto. A final europeia foi um momento marcante e espero conseguir continuar em forma para conseguir representar Portugal da melhor forma.”