Ainda que com mais duelos a eliminar na prova, águias vêm os gunners com média de mais seis jogos na UEFA por atleta.
Corpo do artigo
A atravessar um mau momento a nível interno, fruto do quarto lugar no campeonato e dos 13 pontos de atraso para o líder Sporting, com FC Porto e Braga pelo meio, o Benfica atira-se agora para outros voos, procurando sucesso na Liga Europa.
Na Luz, cada futebolista já utilizado nestas andanças soma 26,6 partidas contra as 32,5 dos londrinos.
Jorge Jesus já sublinhou a ambição das águias na prova e garantiu não "perder o sono" com os gunners, frisando o desejo de chegar o mais longe possível. E para continuar a pensar em levantar a taça em Gdansk, deseja fazer valer o estatuto do Benfica de equipa com mais jogos (40) nas fases a eliminar no atual formato da prova, na qual atingiu por duas vezes, e sob o seu comando, a final - fase onde os gunners estiveram há duas épocas, perdendo para o Chelsea... que venceu também as águias em 2012/13.
Contudo, com uma equipa bastante renovada, após os mais de 100 milhões de euros de investimento, o clube da Luz enfrenta um Arsenal (19 jogos a eliminar na prova) que, também a viver um momento conturbado na Premier League, onde é apenas décimo, acabou a fase de grupos com 18 pontos, fruto de seis vitórias em outros tantos jogos, e apresenta jogadores com mais andamento nas competições da UEFA.
Entre as opções dos londrinos, 27 futebolistas já atuaram nas provas europeias, numa média de 17,2 jogos por atleta na Liga Europa (465 no total), algo que sobe para os 32,5 se analisarmos todos os desafios sob a égide da UEFA - 878 no total. Já do lado encarnado, o número baixa consideravelmente, pois dos 25 jogadores com experiência neste capítulo, a média situa-se apenas nos 10,9 embates na Liga Europa e nos 26,6 em todas as provas.
Enquanto Arteta conta com apenas sete futebolistas com menos de dez partidas na UEFA, Jorge Jesus tem 12 que ainda não atingiram os dois dígitos - sem contar ainda com Lucas Veríssimo. E se o jogador com mais experiência nestas andanças é Willian, internacional brasileiro que soma 116 jogos, aquele que mais jogos contabiliza na segunda prova é Vertonghen, contratado esta época, com 59.
Perante a posição no campeonato inglês, Arteta já assumiu que a Liga Europa será um caminho para chegar à Champions em 2021/22
Perante a posição no campeonato inglês, Arteta já assumiu que a Liga Europa será um caminho para chegar à Champions em 2021/22, pelo que não descura a prova. E os gunners apresentam-se no Olímpico de Roma, casa emprestada das águias devido aos constrangimentos da covid-19, com mais argumentos.
Se o Benfica fez 18 golos na fase de grupos, na qual defrontou Rangers, Standard de Liège e Lech Poznan - acabou em segundo atrás dos escoceses, com três vitórias e três empates -, o Arsenal, com um percurso limpo depois de se superiorizar a Molde, Rapid Viena e Dundalk, faturou por 20 vezes, contando com o segundo melhor ataque, apenas a um do Leverkusen, e com um saldo positivo de 15 golos, o melhor a par do Hoffenheim.