Depois de ter estado a perder ao intervalo, no segundo tempo a equipa da casa embalou para um triunfo convincente.
Corpo do artigo
A encerrar a primeira volta do campeonato da II Liga, o Arouca regressou às vitórias depois de duas derrotas e um empate, batendo o Tondela em casa por 3-1.
Depois de uma primeira parte controlada pelo Tondela, que foi para o intervalo em vantagem com um golo de Pedro Araújo (44), o Arouca deu uma "cambalhota" no marcador em apenas três minutos, por Joeano (52) e André Claro (55), antes de Luís Pinto confirmar a vitória dos da casa perto do final (84).
Com um futebol pouco vistoso, esteve melhor o Tondela no primeiro tempo, com maior eficácia na ocupação dos espaços e eficácia também no ataque à baliza. Com poucas oportunidades de jogo, o Arouca queixou-se uma grande penalidade que o árbitro não assinalou, por alegada falta de Cláudio sobre Joeano, quando este, isolado, driblava o guardião. Instantes volvidos, aos 40, o reforço Soares remata alto, de longe, e valeu a atenção de Cláudio a desviar a bola por cima.
Do ataque do Tondela salienta-se a boa oportunidade de Benvindo, que viu Serginho negar-lhe o golo com defesa acrobática, antes do tiro certeiro de Pedro Araújo a fazer o 1-0.
O Arouca entrou no segundo tempo com atitude mais arrojada, impulsionada pelas substituições de Vítor Oliveira e, aos 52 minutos, o goleador Joeano, de cabeça, deu o melhor seguimento ao cruzamento de Luís Pinto. Três minutos mais tarde, André Claro, à entrada da área, rematou para o segundo.
Aos 64, Joeano, num bom trabalho individual coloca Gabi numa boa posição para marcar, mas a bola ressaltou num adversário e saiu pela linha final. A seis minutos do fim do jogo, o mesmo Joeano viu bem a aproximação de Luís Pinto, que sentenciou a partida.
O Arouca controlou os últimos 45 minutos, sendo que a única jogada de perigo do Tondela neste período, na sequência de um pontapé de canto, deu golo, mas anulado por falta na área dos locais.
Jogo no Estádio Municipal de Arouca, em Arouca.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Pedro Araújo, 44 minutos.
1-1, Joeano, 52.
2-1, André Claro, 55 minutos.
3-1, Luís Pinto, 84 minutos.
Equipas:
Arouca: Serginho, Dani, Miguel Oliveira, Mika, Sthephane, Bijou (Laurindo, 46), Soares, Gabi (Idris, 76), Luís Pinto, Joeano e Hugo Monteiro (André Claro, 46).
(Suplentes: Ricardo, Zarabi, Bijou, Idris, André Claro, Clemente e Hemiliano).
Treinador: Vítor Oliveira.
Tondela: Cláudio, Edson, Pica, Carlos André (Tiago Barros, 76), Pedro Araújo, Ericson, Fábio Pacheco, Márcio Sousa, Benvindo (Piojo, 46), Backar (Dyego Sousa, 68) e Fonseca.
(Suplentes: Armando, Materazzi, Tiago Barros, Boubacar, Piojo, Dyego Sousa, Tiago Carneiro e Vasil).
Treinador: Vítor Paneira.
Árbitro: Nuno Almeida (Algarve).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Backar (16), Piojo (75) e Ericson (88).
Assistência: cerca de 600 espetadores.