Anselmi: "William Gomes? Pusemos Kendry Páez com 15 anos, Mora joga nesta equipa..."
Treinador do FC Porto fez esta sexta-feira a antevisão ao jogo frente ao Braga, agendado para as 20h30 de sábado, na Pedreira, e a contar para a 25.ª jornada da I Liga
Corpo do artigo
Jogo em Braga, fora de casa, só com vitórias em 2025 como anfitrião: "Além da estatística, o Braga joga bem, sabe o que fazem em campo. Uma equipa que sabe atacar, que defende junto, aproveitam bem as transições. São fortes na bola parada. Vai ser um jogo bonito, fora de casa. Gosto deste tipo de jogo. Muito foco em nós, é a nossa primeira semana limpa a sério, creio que caiu bem, porque à medida que os jogos vão decorrendo, as nossas matrizes de jogo vão ficando mais claras."
Privilegia o provesso em vez do resultado. O processo precisa dos resultados? FC Porto precisa de forma imprescindível de duas vitórias? É um jogo que vale seis pontos? "Quando terminar o jogo, vale três... O valer seis pontos não sei se se aplica para o FC Porto. Para o FC Porto todos os jogos valem o mesmo. Temos de ganhar. Depois, isso provoca que a distância possa aumentar e, nesse sentido, este tipo de jogos tem esse condimento extra. Ganhar, e creio que disse isso na conferência anterior, dá sempre muitas coisas. Eu não gosto de analisar o jogo a partir do resultado. Ganhar é sempre bom, ganhar dois jogos fora seguidos seria muito bom."
Marcano de regresso. Traz tranquilidade? "Um jogador com a trajetória do Ivan Marcano é sempre bem-vindo em qualquer clube. Além disso, creio que coletivamente temos de continuar a trabalhar a parte defensiva. Viemos de um jogo em que o rival criou menos situações de golo. Não é só o Marcano, temos de continuar a trabalhar coletivamente. Há muitos ajustes a melhorar. Não gostei da primeira parte, mas ganhámos. Defensivamente não estivemos bem na primeira parte, na segunda estivemos muito bem. Temos de encontrar esse caminho. Gosto que a minha equipa não sofra situações de golo por demérito nosso. Que seja por mérito do adversário. Há coisas incontroláveis no futebol. Quero controlar os erros não forçados."
William Gomes pode ser titular? Com 18 anos, está pronto para ser titular no FC Porto? “Não olho muito para a idade dos jogadores. A idade biológica não tem nada a ver com a idade futebolística. Com 15 anos pusemos o Kendry Páez a jogar no Independiente del Valle. O crescimento futebolístico não é o mesmo do que o biológico. É o próprio jogador que vai pondo os seus limites e sabe quando está preparado ou não. Se um jogador está preparado com 18 anos, porque não há-de ser parte de uma equipa? Depois, também entendo que haja uma idade biológica. Faz parte do nosso trabalho cuidar de um rapaz de 15, 16, 17, 18 anos. Mora também joga nesta equipa, é mais novo do que William. Há que cuidar deles, porque quando aparecem este tipo de talentos, começa-se a comparar com outro jogador e a carregá-lo com essa responsabilidade. Gosto de cuidar deles, que tenham o seu lugar e confiança, que não tenham essa carga. Não é porque William entra e demonstra algumas coisas, que tem de o fazer em todos os jogos. Todos os jogadores que treinam comigo dia a dia, se estão aí, é porque estão preparados para serem titulares.”