De escassos pontos no arranque a um pequeno passo da subida de divisão, os ribatejanos mudaram o destino, alavancados no treinador e num plantel experiente
Corpo do artigo
A emocionante reta final da II Liga apresenta-se com um concorrente que poucos arriscariam no início da caminhada, o Alverca. Acabado de subir da Liga 3, a temporada não começou nada bem para os ribatejanos, que num arranque titubeante foram goleados por 4-0 pelo Ac. Viseu. Zé Pedro deixou o comando técnico, rendido por Vasco Botelho da Costa, em setembro de 2024. Feitas as contas, as primeiras nove jornadas viram uma vitória, duas derrotas e seis empates, antes de uma escalada tão sorrateira quanto consistente até aos lugares cimeiros.
Nos últimos quatro jogos, os ribatejanos bateram dois adversários diretos, Chaves e Tondela, e, à entrada para a última jornada, só dependem de si para a subida direta e até podem ser campeões, desde que, contra o Portimonense, façam melhor resultado do que o Tondela frente à U. Leiria. À conta desses resultados, o Vizela, com uma escorregadela em casa, baixou para terceiro.
Os veteranos e o goleador
Além do impacto do treinador, o Alverca alavancou o bom desempenho com a rodagem de um quinteto: Fernando Varela, David Bruno, Sema Velázquez, Ricardo Dias e Wilson Eduardo. Todos com vasta experiência entre I Liga e futebol estrangeiro. Igualmente útil foi a pontaria de Anthony Carter. O australiano, contratado à Oliveirense, explodiu para a época mais goleadora da carreira: 17 golos, 15 na II Liga, dividindo com Juan Muñoz, do Leiria, a liderança dos artilheiros da competição.“Não pertencemos a esta luta, conquistámos isto por mérito dos jogadores”, vincou Botelho da Costa.
A entrada de Vini Jr.
Ricardo Vicintin é pai de Bruno, dono do Santa Clara, o que poderia configurar um conflito de interesses em caso de subida do Alverca à I Liga. No entanto, em fevereiro, a SAD ribatejana foi vendida por cerca de dez milhões de euros a Vinícius Júnior, craque brasileiro do Real Madrid, através de uma empresa gerida pelo pai (José Paixão) e o empresário (Thassilo Soares). Está prevista a possibilidade de o valor aumentar se o Alverca consumar a promoção ao principal escalão.