O FC Porto, que defronta amanhã nas meias-finais da Taça, é o único grande rival que o técnico nunca conseguiu travar
Corpo do artigo
Álvaro Pacheco volta a ter amanhã à noite, no primeiro de dois jogos com o FC Porto para as meias-finais da Taça de Portugal além de outro no domingo para a I Liga, a oportunidade de se estrear a vencer os dragões. O treinador do Vitória de Guimarães já foi capaz de travar todos os outros grandes rivais, mas com o FC Porto tem contas a ajustar, uma vez que, nos cinco confrontos realizados, perdeu sempre.
Quatro dos jogos foram como técnico do Vizela e um deles determinou o afastamento da Taça de Portugal, com derrota (1-3) nos quartos-de-final, em 2021/22. Esta época, Pacheco defrontou os dragões na primeira volta do campeonato e perdeu, por 1-2, num jogo em que esteve em vantagem, graças a um golo de André Silva, mas Zaidu e Francisco Conceição deram a volta ao resultado. A exibição da formação vitoriana foi, aliás, elogiada por Sérgio Conceição. “É justo dar mérito ao Vitória pelo jogo que fez. Se tivesse empatado não seria escândalo nenhum”, afirmou, na altura, o treinador do FC Porto.
Com os outros grandes, Álvaro Pacheco já foi mais feliz. Aliás, o Vitória de Guimarães melhorou substancialmente no confronto com grandes rivais desde que assumiu o comando. Com este treinador, conquistou cinco pontos em 12 possíveis, enquanto na época passada fizera apenas quatro em 21 possíveis, e também foi afastado pelo Braga na Taça de Portugal, ao perder por 3-2 nos oitavos de final. E antes de o atual técnico chegar, em outubro, tinha sido goleado pelo Benfica, na Luz, então com Paulo Turra. Esta época bateu o Sporting em casa (3-2), empatou em Braga (1-1) e na receção ao Benfica, a dois golos.