Declarações de Álvaro Pacheco, treinador do V. Guimarães, na antevisão do jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, frente ao FC Porto, esta quarta-feira, às 20h15, no Estádio D. Afonso Henriques
Corpo do artigo
FC Porto virá fragilizado? “Não. O Vitória está numa numa senda boa, vimos de quatro vitórias muito difíceis, em que a equipa tem mostrado uma evolução e uma capacidade e uma maturidade muito grandes para saber lidar com as adversidades. E é evidente. Da nossa parte entramos amanhã com uma confiança e com um acalentar de um sonho, uma vontade, uma determinação e uma missão muito grande de chegar à final, e do outro lado vamos ter um grande adversário que, independentemente de quem jogue, vai jogar com 11 e vai jogar com uma vontade também de continuar a acalentar o sonho de também poder chegar à final. Sabemos que esta eliminatória tem duas mãos. Vai ser decisivo o segundo jogo. Temos de tentar levá-lo para a nossa zona de conforto. Sabemos que vamos ter 180 minutos para sabermos ser capazes de interpretar o jogo e discutir a eliminatória até ao fim. É isso que o nosso objetivo. Espero os nossos adeptos ajudem a dar continuidade ao jogo que foi a primeira volta aqui com o FC Porto, para o campeonato, em que eles foram determinantes para a nossa exibição, e criar uma envolvência fantástica.”
O facto de ser uma oportunidade para o FC Porto ganhar um troféu, aumenta a dificuldade? “É um desafio. Olhando para o campeonato, não estando fora, matematicamente, da luta pelo título, mas sendo difícil, acredito que o FC Porto olhe para esta competição de forma a dar-lhe primazia, mas para nós também damos uma primazia muito grande. Também queremos muito chegar à final, portanto vão ser duas equipas que querem muito chegar à final, por isso vão ser dois grandes jogos.”
A contestação no jogo com o Estoril pode ser transportado para este jogo? “É uma competição diferente. Amanhã vão estar três grandes equipas e uma equipa de arbitragem muito experiente. Eu acho que os protagonistas têm de ser os jogadores. Acredito que mesmo da parte da equipa de arbitragem também alimente o sonho de chegar à final; todos os intervenientes têm o sonho de chegar à final e para chegarmos ao final, todos nós temos de fazer uma boa exibição. Amanhã vai ser um grande jogo das três equipas.”
Uma vitória agora será mais importante? "Os dois jogos são importantes. Ainda para mais jogando em casa, acredito muito que vai estar uma atmosfera fantástica, queremos muito dar um passo importante, que passaria por ganhar vantagem. Temos de ter controlo emocional para perceber que se isso não acontecer temos a segunda mão para discutir. A nossa intenção para amanhã, é claramente ganhar vantagem."