Contratado no verão ao Galatasaray por 12 milhões de euros, Akturkoglu afirmou-se como indiscutível e “já tem pretendentes”. Em 11 jogos pelo emblema encarnado soma oito golos e quatro ofertas.
Corpo do artigo
Akturkoglu não demorou a mostrar serviço de águia ao peito. Com 11 jogos pelo Benfica, o internacional turco já marcou oito golos e fez ainda quatro assistências. Quem o conhece bem, como Mustafa Sarigul, técnico que o orientou no 24 Erzincanspor, acredita que existe um segredo para tão rápida adaptação à Luz e vaticina mesmo uma passagem muito curta de Akturkoglu por Portugal. “Começou muito bem no Benfica, onde foi aliviado da pressão psicológica”, atirou Sarigul, realçando que o extremo “já tem pretendentes”. Por isso, em declarações à Radyospor da Turquia, previu: “Vai ser transferido rapidamente para outra equipa.”
Contratado nas últimas horas do mercado ao Galatasaray, a quem o Benfica pagou 12 milhões de euros, ficando estabelecido ainda o pagamento de dez por cento da mais-valia numa futura transferência, Akturkoglu está blindado com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. Mas o rendimento na Luz tem feito aumentar a cobiça.
Além de ter treinado o atacante no 24 Erzincanspor, Mustafa Sarigul era treinador na academia do Basaksehir quando o jovem chegou ao clube, ainda em 2014/15, para os sub-19. “Era uma alternativa a Edin Visca e também a Doka [ambos extremos]. Depois do Basaksehir, ele jogou pelo Bodrumspor e Erzincanspor, onde trabalhámos com ele. Nessa época ele contribuiu com 20 golos e fomos campeões [da quarta divisão turca, em 2019/20]”, recordou.
“Quando ele foi para o Galatasaray a nossa única dúvida era a sua competência física. Mas ele passou por esse processo rapidamente e foi bem-sucedido.”
“Agora está muito bem no Benfica. Infelizmente, não cuidamos bem dos nossos talentos. O sucesso de Kerem poderia ter sido diferente se fosse um jogador estrangeiro”, analisou ainda.