Com dois golos sem resposta no Fontelo
Corpo do artigo
O Académico de Viseu venceu este domingo o FC Porto B por 2-0, em jogo da terceira jornada da II Liga portuguesa de futebol disputado no Estádio do Fontelo, assumindo, à condição, a liderança do campeonato.
Yuri Araújo, aos 24 minutos, adiantou o Académico, com um grande golo, e Paulinho, sobre o minuto 45, fez o 2-0, com o FC Porto B a desperdiçar uma grande penalidade no último lance da partida.
Os primeiros 15 minutos houve maior pendor ofensivo dos portistas, com mais iniciativa de jogo, à qual os beirões procuravam responder com saídas rápidas para o contra ataque, mas foi o FC Porto B a criar a primeira oportunidade de golo, com Gonçalo Sousa a rematar ao lado após lance individual de Rodrigo Mora.
Mota, aos 21 minutos, rematou forte e colocado para Gril responder com uma grande defesa.
Os comandados de Rui Ferreira equilibraram o jogo e chegaram ao golo por intermédio de Yuri Araújo que, aos 24 minutos, rematou de primeira, a mais de 30 metros da baliza, com a bola a entrar no ângulo da baliza sem qualquer hipótese de defesa para Diogo Fernandes.
O mesmo Yuri Araújo, aos 37 minutos, ficou perto do 2-0 ao rematar forte, com a bola a sair muito perto da barra da baliza do FC Porto B.
Sobre o minuto 45, uma rápida transição dos viseenses, conduzida pela esquerda por Ott, foi finalizada por Paulinho, que, na área, se antecipou a Martim Cunha e bateu Diogo Fernandes.
No segundo tempo, os viseenses baixaram a linha defensiva e o ritmo de jogo, precavendo uma esperada reação portista.
Com meia hora para jogar, João Brandão mexeu na equipa, com as entradas de João Teixeira, Rui Monteiro, Candé e Dinis Rodrigues, e o FC Porto B procurou assumir mais o jogo, mas a defesa viseense não permitiu grandes oportunidades aos adversários para visarem a baliza de Gril.
Candé, aos 73 minutos, que aproveitou um passe errado de André Almeida, isolou-se, mas Gril evitou o golo.
Aos 88 minutos, Marinelli, em lance individual, passou pela defesa portista e já na área rematou cruzado, muito próximo do poste, e aos 90, o austríaco Nussabaumer só não marcou porque Diogo Fernandes defendeu o remate "à queima" do ponta de lança austríaco.
Aos 90+5, Gabi, na transformação de uma grande penalidade, a castigar mão na área de Aidara, proporcionou a defesa a Gril, que assim manteve a sua baliza em branco.
Na classificação, os viseenses subiram, à condição, à liderança da II Liga, com sete pontos, enquanto o FC Porto B manteve os dois pontos e está, provisoriamente, no 14.º lugar.