A opinião do Tribunal O JOGO sobre a nomeação de João Pinheiro para o FC Porto-Sporting
O juiz da AF Braga, de 37 anos, já dirigiu esta temporada outros três clássicos, incluindo o da Supertaça. O árbitro já esteve em três partidas de FC Porto e outras tantas de Sporting, sendo que os azuis e brancos saíram vencedores no embate contra os verdes e brancos. Tiago Martins será o VAR do encontro.
Corpo do artigo
João Pinheiro, da AF Braga, foi o árbitro designado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir o clássico, de amanhã às 20h15 no Estádio do Dragão, entre o FC Porto e o Sporting. Uma partida respeitante à 21.ª jornada e na qual o referido juiz contará como auxiliares Bruno Jesus e Luciano Maia. As funções de videoárbitro serão exercidas por Tiago Martins, com o apoio de Hugo Ribeiro (AVAR), sendo o quarto árbitro David Silva.
João Pinheiro, de 37 anos e advogado de profissão, irá apitar o quarto clássico da temporada e o segundo entre dragões e leões. Foi ele que dirigiu a Supertaça de Portugal, que abriu oficialmente a temporada e que terminou com um triunfo do FC Porto após prolongamento, por 4-3, em Aveiro. Dois meses depois, na Luz, foi o juiz no triunfo do Benfica sobre os portistas para o campeonato, por 4-1, e mais recentemente, há menos de um mês, apitou a final da Taça da Liga em que as águias levaram a melhor sobre o Sporting no desempate por grandes penalidades, após um 1-1.
Ainda esta época, João Pinheiro também dirigiu outro jogo dos leões, uma vitória por 3-0 em Arouca, e dos dragões, que venceram em casa o Braga por 2-1. As duas partidas referentes ao campeonato.
Na presente temporada, João Pinheiro acumula já 26 partidas, incluindo quatro para a Liga dos Campeões e duas na Liga das Nações. Dirigiu 11 jogos da I Liga.
A opinião do Tribunal O JOGO
JORGE COROADO - A nomeação reflete aproveitamento de o elemento em questão ser considerado de Nível 1 na UEFA. Porém, ainda não revelou estaleca para jogos consecutivos, como o da semana anterior e agora este. Aliás, revela-se até contraproducente a sua nomeação pelas dúvidas deixadas na Reboleira.
JOSÉ LEIRÓS - Foi uma excelente escolha e nomeação do Conselho de Arbitragem. Em fim de mandato, com naturalidade, o CA escolheu um dos dois melhores árbitros portugueses da atualidade. João Pinheiro ou Luís Godinho eram as escolhas acertadas.
FORTUNATO AZEVEDO - Quando me foi apresentado, João Pinheiro pediu-me a opinião sobre a sua forma de arbitrar e disse-lhe: “Tens todas as condições para seres o melhor árbitro português.” Após a final da Taça da Liga este ano escrevi que “o excelente desempenho” nesse jogo vinha provar que tinha razão quando lhe disse que podia ser o melhor árbitro português. Espero que continue nessa linha.