"A morte de Aurélio Pereira representa uma perda irreparável para o futebol português"
O presidente da FPF destacou o legado do homem que "descobriu alguns dos melhores jogadores", incluindo Paulo Futre, Luís Figo e Cristiano Ronaldo
Corpo do artigo
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, considerou uma “perda irreparável para o futebol português” a morte de Aurélio Pereira, antigo responsável pela prospeção do Sporting.
“A morte de Aurélio Pereira representa uma perda irreparável para o futebol português. Para a história, além do legado enorme construído pelo homem que descobriu alguns dos melhores jogadores da nossa história, ficará uma pessoa amável, de fino trato e que defendia sempre o nosso talento”, lê-se numa mensagem publicada na rede social Facebook.
Segundo Proença, o futebol português terá “uma enorme e eterna dívida de gratidão com o mestre Aurélio Pereira”, garantindo que tudo fará para honrar o seu legado.
No site FPF na Internet, são lembrados os dez jogadores descobertos por Aurélio Pereira que ajudaram Portugal a conquistar o Euro2016 – William Carvalho, João Mário, Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo, Rui Patrício, José Fonte, João Moutinho, Adrien Silva, Cédric e Nani –, que “simbolizam a importância e o impacto que o Senhor Formação teve no futebol nacional”.
“O reconhecimento do seu trabalho ultrapassou as fronteiras do País – recebeu a Ordem de Mérito da UEFA – e do Desporto – foi agraciado por Marcelo Rebelo de Sousa como Comendador da Ordem de Instrução Pública)”, recorda a FPF, que o distinguiu na gala das Quinas de Ouro em 2023.