A "insatisfação" que fez João Félix sair do FC Porto: "Benfica ofereceu muito mais"
Antigo treinador dos juniores do FC Porto recorda a passagem de João Félix pelos dragões, assumindo alguma "insatisfação" por parte do agora jogador do Benfica
Corpo do artigo
Foi em 2008 que João Félix, na altura com 9 anos, chegou às camadas jovens do FC Porto. O agora avançado do Benfica passou pelas mãos de Bino, antigo jogador de dragões e leões e que assumiu o comando técnico das camadas jovens do FC Porto em 2011. Em entrevista à TSF, o ex-jogador recorda a "insatisfação" de João Félix no Dragão e como se deu a mudança para a Luz.
"Havia outros jogadores que também davam rendimento e ele foi passando aqui por jogar e não jogar. Essa fase já nem foi comigo, mas presenciei e sei de alguma insatisfação do jogador, mas o FC Porto queria continuar com ele. Só que como havia interesse do Benfica, e aqui há outros valores que se levantam, o João Félix acaba por não querer assinar pelo FC Porto e assina pelo Benfica", explicou Bino, antes de continuar. "O João Félix já ganhava dinheiro no FC Porto, mas o Benfica ofereceu muito mais do que aquilo que o FC Porto oferecia na altura".
O antigo treinador das camadas jovens dos azuis e brancos revelou também que João Félix não lidava bem com o estatuto de suplente. "Quando nos dizem que temos muito talento não precisamos de correr muito. Porque pensamos que esse talento nos vai levar seja onde for. É impensável que não joguemos porque somos os melhores. Se toda a gente diz que nós somos os melhores... E há momentos na carreira, e eu acho que a formação é importantíssima nesse sentido, é poder o jogador experimentar não jogar, experimentar jogar, entrar a partir do banco e perceber que tem que lutar por uma posição, que só o talento não chega para chegar a outros patamares. Foi um bocadinho isto que se foi passando", admitiu.
Com a explosão de João Félix ao serviço do Benfica e numa altura em que se fala do interesse de gigantes europeus, entre eles o Real Madrid, Bino deixa um aviso quanto aos elogios excessivos. "Temos de ter muito cuidado. Estamos numa fase em que se valoriza muito rapidamente um jogador", rematou.