"Se Félix se mantiver focado, a publicidade e a fama vão dar-lhe mais confiança"
Tiago Pinto acredita que o avançado do Benfica tem tudo para ser decisivo esta quinta-feira na arena do Galatasaray, aproveitando o bom momento individual mas também coletivo.
Corpo do artigo
O nome de João Félix já ultrapassou todas as fronteiras físicas e mentais, ao ponto de o avançado do Benfica, de apenas 19 anos e na época de estreia no plantel sénior, ser visto como uma grande ameaça. Na Turquia, o Galatasaray espera pelo jovem e pelo poderio ofensivo de um Benfica que, após uma clara goleada por 10-0 contra o Nacional, ainda mais fizeram explodir os alarmes. Tiago Pinto, defesa-esquerdo do Ankaragucu, já defrontou o Galatasaray nesta época e viu a sua equipa atropelada por 6-0. Mas acredita que as águias chegam como favoritas a Istambul, empurradas por um talento individual.
"O Galatasaray não está tão forte como no ano passado. Deixam espaços entre linhas"
"Não posso adivinhar se João Félix será quem vai decidir o jogo. No entanto, está num grande momento de forma e a sua motivação não podia estar mais alta ao ver o seu futuro começar a projetar-se. Félix tem condições para ser o jogador-chave da partida e será normal, pelo que tem acontecido, que possa resolvê-la. Mas não podemos esquecer que o Benfica tem globalmente uma equipa de muita qualidade", afirmou Tiago Pinto, filho de João Vieira Pinto, que muitos já veem "renascer" em João Félix. Sobre o eventual peso do protagonismo sobre um jovem de 19 anos, o defesa frisa que tudo depende da sua cabeça. "Se ele se mantiver focado apenas em jogar, a publicidade e a fama vão dar-lhe mais confiança ainda. Mas tudo depende de cada jogador", diz.
No jogo desta quinta-feira, Tiago Pinto acredita que o Benfica tem tudo para poder continuar a apresentar os argumentos de jogos anteriores. Até porque o adversário está menos forte do que no passado recente. "O Galatasaray não está tão forte como no ano passado. Já tiveram algumas derrotas e atravessam um momento interno mau. Por outro lado, a saída de vários jogadores importantes deixou marca e atualmente acaba por ser relativamente fácil criar espaços entre as linhas de meio campo e da defesa. É uma equipa que deixa jogar e isso é bom para a forma como o Benfica se está a exibir. Apesar de o jogo ser em Istambul, vejo o Benfica neste momento como favorito a vencer", entende o lateral português. Na argumentação sobre o potencial encarnado, Tiago Pinto utiliza as mudanças de rendimento da equipa lisboeta desde que Bruno Lage sucedeu a Rui Vitória. "O Benfica está num bom momento e a forma da equipa está em alta, com enorme motivação pelos resultados recentes", explica o jogador do clube da Luz. O Benfica está a jogar de forma mais pressionante e com a linha atacante a criar e a aproveitar espaços. "Se o Benfica apresentar a mesma mobilidade no ataque que tem tido nos jogos anteriores, vai criar-lhes imensos desequilíbrios defensivos. Essa mobilidade pode ser a chave da partida", concluiu.
Galatasaray imprevisível por falta de identidade
Apesar de seguir com onze jogos seguidos sem perder, o Galatasaray é visto por quem está de fora como sendo uma equipa que, a qualquer momento, pode falhar. O último desaire da formação de Istambul até foi perante um adversário português, o FC Porto (3-2 na Turk Telekom Arena, na fase de grupos da Liga dos Campeões) mas, para trás, também ficam desfechos negativos como o 4-0 perante o Trabzonspor ou o 3-0 contra o Akishar, que é "apenas" o último classificado na liga da Turquia. Um contraste, por exemplo, com as goleadas infringidas a Alanyaspor e a Ankaragucu, ambas por claros 6-0. Uma alternância entre o péssimo e o ótimo que Tiago Pinto explica: "O Benfica terá de ter cuidado com este Galatasaray porque, como muitas equipas turcas, pode tornar-se imprevisível devido a alguma falta de identidade tática. Daí esse tipo de resultados."
Mitroglou em casa vale ouro
Uma ameaça que não vai pairar sobre a defensiva do Benfica no embate de Istambul é Kostas Mitroglou. O avançado grego que já vestiu as cores das águias foi reforço do Galatasaray em janeiro, por empréstimo do Marselha, mas não foi inscrito na Liga Europa. Uma boa notícia para os encarnados, defende Tiago Pinto, que não vê no ataque do adversário das águias um avançado similar: "Não haver Mitroglou é uma boa notícia para o Benfica pois é um avançado com faro para o golo e é sempre difícil de o marcar."