O médio optou por prorrogar o contrato com o Braga até 2022 e ser cedido ao Moreirense, ao invés de uma transferência em definitivo, por três épocas, anteriormente acordada pelos dois clubes minhotos
Corpo do artigo
Loum, de 21 anos, é um dos principais artífices da boa campanha dos cónegos na I Liga. As exibições do médio já ultrapassaram fronteiras e sobre si estão já os holofotes de vários clubes europeus, colocando, assim, em dúvida, a sua permanência no Moreirense e no futebol português após o mês de janeiro. Espanha, França ou Alemanha, um destes países deverá ser o destino, uma vez que outros, como a Rússia, de onde recebeu uma proposta concreta, estão fora do seu horizonte. A exceção, claro está, é se os números que forem colocados em cima da mesa tiverem valores irrecusáveis.
Todavia, até esta altura, as abordagens não foram além de sondagens para aferir da disponibilidade de Braga e Moreirense para negociar o atleta. Natural de Dakar, Senegal, Loum possui contrato com o Braga até junho de 2021, depois de o ter prorrogado por um ano, no início da presente época, altura em que recusou a transferência em definitivo para o Moreirense, por três anos, apesar do acordo estabelecido entre os clubes, que dividiam o passe do atleta.
Falou mais alto a ligação sentimental criada pelo africano ao Braga a partir de 2014/15, quando trocou a Academia US Quakam, no Senegal, pelo Minho. Ambos os clubes já manifestaram disponibilidade para negociar o jogador, no caso do Moreirense em janeiro, período durante a qual tem garantida uma percentagem de cerca de trinta por cento, e agora há que esperar por novos desenvolvimentos.
https://ojogo.vsports.pt/embd/46511/m/449633/ojogo/a51e7a7ac7cd2fc48f1593072cb86afe?autostart=false
Loum, refira-se, não foi nem é uma prioridade para o técnico Abel Ferreira no Braga, e embora o seja para Ivo Vieira no Moreirense, os cónegos possuem alguns jogadores referenciados para superar a eventual saída do africano. Até porque os pontos acumulados até esta altura, ainda que insuficientes para garantir a permanência, transmitem alguma segurança quanto à conquista do principal objetivo da época: a permanência. Em 14 jogos na Liga, Loum só não foi titular em dois, um por castigo e outro por estar emprestado pelo Braga.