Tempo de planear e marcar férias? Há cinco fins de semana prolongados e quatro oportunidades de pontes
O novo ano que se aproxima inclui cinco fins de semana prolongados e ainda a possibilidade de quatro pontes
Corpo do artigo
O ano de 2025 traz boas notícias para quem deseja planear períodos de descanso com antecedência. O calendário revela cinco fins de semana prolongados e quatro oportunidades de pontes, permitindo aproveitar ao máximo os feriados nacionais.
Os fins de semana de três dias incluem:
- Sexta-Feira Santa, a 18 de abril, seguida do domingo de Páscoa a 20 de abril;<br> 25 de abril (Dia da Liberdade), que calha a uma sexta-feira;<br> 15 de agosto (Assunção de Nossa Senhora), também a uma sexta-feira;<br> 1 de dezembro (Restauração da Independência) e 8 de dezembro (Imaculada Conceição), ambos à segunda-feira.
Além disso, o calendário oferece quatro feriados que permitem pontes, com o uso estratégico de apenas um dia de férias:
- Carnaval, a 4 de março (terça-feira), nos casos em que as empresas ou autarquias concedam tolerância de ponto;<br> 1 de maio (Dia do Trabalhador), a uma quinta-feira;<br> 10 de junho (Dia de Portugal), que cai numa terça-feira;<br> Corpo de Deus, a 19 de junho (quinta-feira).
Em dezembro, o calendário oferece uma oportunidade especial: com apenas oito dias de férias, é possível desfrutar de duas semanas de descanso devido aos dois feriados consecutivos à segunda-feira, no dia 1 e no dia 8.
Lista dos feriados de 2025
O ano de 2025 permite vários períodos de descanso prolongados, sendo um ano favorável para planear férias e "escapadinhas", aproveitando ao máximo os feriados e as oportunidades de pontes.
- 1 de janeiro (Ano Novo) - quarta-feira<br> 4 de março (Carnaval) - terça-feira<br> 18 de abril (Sexta-Feira Santa) - sexta-feira<br> 20 de abril (Páscoa) - domingo<br> 25 de abril (Dia da Liberdade) - sexta-feira<br> 1 de maio (Dia do Trabalhador) - quinta-feira<br> 10 de junho (Dia de Portugal) - terça-feira<br> 19 de junho (Corpo de Deus) - quinta-feira<br> 15 de agosto (Assunção de Nossa Senhora) - sexta-feira<br> 5 de outubro (Implantação da República) - domingo<br> 1 de novembro (Todos os Santos) - sábado<br> 1 de dezembro (Restauração da Independência) - segunda-feira<br> 8 de dezembro (Imaculada Conceição) - segunda-feira<br> 25 de dezembro (Natal) - quinta-feira