Passagem do Ano sem chuva em Portugal continental, bom tempo nos Açores e chuva na Madeira
O IPMA colocou os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga sob aviso amarelo no último dia de 2023 devido à agitação marítima,
Corpo do artigo
A noite de passagem de ano em Portugal continental deverá ser sem precipitação, com a chuva a regressar às regiões Norte e Centro nos primeiros dias de 2024, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
“A partir do final da tarde de dia 31, a probabilidade de ocorrer precipitação é baixa, sendo esperada uma noite de passagem de ano sem precipitação, embora com céu muito nublado principalmente na região Norte”, pode ler-se informação disponibilizada hoje pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que alertou, no entanto, que esta situação meteorológica “tem alguma incerteza associada”.
O instituto apontou, na informação válida entre 29 de dezembro e 02 de janeiro, para uma “região anticiclónica localizada sobre o Atlântico, a estender-se em crista em direção à Península Ibérica, e uma depressão em fase de cavamento em direção às ilhas Britânicas, irão condicionar o estado do tempo em Portugal continental”.
Entre 29 e 31 de dezembro, estão previstos períodos de chuva, que será em geral fraca, nas regiões Norte e Centro, em especial no Minho e Douro Litoral.
Na região Sul, a probabilidade de ocorrer precipitação é baixa, com exceção da tarde e início da noite de dia 29, em que os valores de probabilidade de ocorrência se situam entre 40 a 70%, em especial no litoral oeste, detalhou o IPMA.
No primeiro dia de 2024, a precipitação regressará ao Minho e Douro Litoral a partir da tarde, estendendo-se no dia 02 de janeiro às restantes regiões do Norte e Centro.
O IPMA adiantou ainda que a temperatura máxima irá manter-se sem grandes variações, com valores a variar entre 13 e 17°C no litoral e entre 9 e 12°C no interior.
Os valores da temperatura mínima, que se mantêm sem grandes alterações até dia 30, irão variar entre 02 e 12°C, sendo os valores mais altos esperados no litoral Norte. Nos dias 31 de dezembro e 01 de janeiro espera-se uma pequena descida da temperatura mínima que se registará primeiro no litoral Norte e depois no restante território, prevendo-se valores de temperatura mínima próximos de 0°C nas regiões do interior Norte e Centro.
No dia 02 prevê-se uma nova subida dos valores da temperatura mínima e máxima, que será mais significativa nos distritos do interior, frisou ainda o instituto.
O vento soprará fraco a moderado do quadrante sul, sendo por vezes forte nas terras altas das regiões Norte e Centro na tarde de dia 30 de dezembro e dos dias 01 e 02 de janeiro, rodando temporariamente para oeste/noroeste no dia 31 de dezembro, acrescentou.
O IPMA colocou os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga sob aviso amarelo no último dia de 2023 devido à agitação marítima, devido a “ondas de noroeste com 4 a 5 metros de altura significativa”.
Este alerta é válido entre as 06:00 e as 18:00 de 31 de dezembro.
O céu no arquipélago dos Açores deverá apresentar-se com boas abertas na passagem de ano e não está prevista a ocorrência de chuva, indicou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
“Nos dias 30 e 31 de dezembro [sábado e domingo], o arquipélago estará sobre influência de um centro de altas pressões. Sendo assim, não se prevê precipitação e o céu deverá apresentar-se com boas abertas”, refere o IPMA em comunicado, adiantando que o vento soprará de oeste fraco a bonançoso (05/20 km/hora).
Já no dia 01 de janeiro, segunda-feira, o IPMA prevê a ocorrência de chuva, geralmente fraca, em todas as ilhas, devido à aproximação e passagem de uma superfície frontal fria, com fraca atividade.
Nesse dia, o vento soprará de sudoeste, fresco a muito fresco (30/50 km/horas) com rajadas até 70 km/horas nas ilhas do grupo ocidental (Corvo e Flores) e moderado a fresco (20/40 km/horas) com rajadas até 55 km/horas nos grupos Central (Graciosa, Terceira, São Jorge, Pico e Faial) e Oriental (São Miguel e Santa Maria), rodando para oeste à noite com a passagem da superfície frontal fria.
De acordo com a previsão do IPMA, na terça-feira, dia 02 de janeiro, o arquipélago dos Açores encontrar-se-á numa situação pós-frontal pelo que o céu deverá apresentar-se com boas abertas e com ocorrência de aguaceiros fracos.
O vento irá soprar de oeste moderado a fresco (20/40 km/hora) com rajadas até 55 km/hora, tornando-se bonançoso a moderado (10/30 km/hora).
“Quanto à ondulação, esperam-se ondas de norte/noroeste entre 2 a 4 metros, passando temporariamente a oeste/sudoeste no dia 01 de janeiro, diminuindo para 2 a 3 metros no Grupo Oriental”, lê-se no comunicado.
No período entre hoje e terça-feira, a temperatura do ar nos Açores deverá registar mínimas de 11/13ºC e máximas entre os 17 e 19ºC.
A noite da passagem de ano na Madeira deverá ficar marcada pela ocorrência de períodos de chuva, indicou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), sublinhando que a probabilidade é da ordem de 70 a 90%.
“O estado do tempo para o arquipélago da Madeira no período compreendido entre 29 de dezembro [hoje] e 02 de janeiro [terça-feira] será condicionado pela aproximação e passagem de ondulações frontais de fraca atividade, associadas a depressões pouco cavadas, centradas aproximadamente à latitude da Madeira”, explica o IPMA em comunicado.
Assim, prevê-se a ocorrência de precipitação em praticamente todos os dias, com alternância de períodos de chuva, em geral fraca, generalizada a todo o arquipélago a partir de hoje, e aguaceiros no sábado e até meio da tarde de domingo, 31 de dezembro, mais frequentes nas vertentes norte e terras altas.
“A partir do final da tarde de dia 31 e até dia 02 [de janeiro], é provável ocorrência de períodos de chuva, com uma probabilidade da ordem de 70 a 90% no final de dia 31, a qual diminuí para valores da ordem de 50 a 70% na madrugada de dia 01 de janeiro, e para valores inferiores a 50% no restante dia 01, aumentando, no entanto, no dia 2”, refere o IPMA.
Esta previsão meteorológica poderá prejudicar o tradicional espetáculo de fogo-de-artifício que assinala a passagem de ano no Funchal, um dos maiores cartazes turísticos da Madeira, num período em que a ocupação hoteleira na região ronda os 100% e a população flutuante será de cerca de 90 mil pessoas, incluindo os passageiros e tripulantes de oito navios de cruzeiro que escalam o porto da capital madeirense no domingo.
De acordo com a previsão do IPMA, o vento soprará fraco a moderado (até 30 km/hora) do quadrante sul até final do dia de hoje, rodando para nor-nordeste e para o quadrante leste no dia 01 de janeiro.
Os valores das temperaturas máximas deverão variar entre 19 e 23°C, com valores mais baixos nas terras altas, onde não deverão ultrapassar os 15°C e com tendência a descer ligeiramente no domingo.
Já os valores da temperatura mínima deverão variar entre 14 e 18°C, embora sejam inferiores a 10°C nas terras altas.
O IPMA aponta também para uma agitação marítima que poderá atingir 3 a 3,5 metros de altura, entre o meio da tarde de domingo e a madrugada de segunda-feira, com uma componente de noroeste.