O livro "Foul!" ou "Jogo Sujo" na tradução brasileira, foi publicado em 2011, mas já arrastava várias reportagens no jornal "Daily Mail" e documentários que Jennings realizou para a BBC
Corpo do artigo
Andrew Jennings é o nome do diabo. Antes de esventrar a FIFA, este jornalista escocês afrontou, e abateu, adversários tão convidativos como a Scotland Yard e o Comité Olímpico Internacional. No aquecimento para Blatter, que lhe chama "pretenso cavalheiro", Jennings enterrou Juan António Samaranch, o antigo ministro de Franco que geria o COI com, digamos, grande materialismo.
O livro "Foul!" ou "Jogo Sujo" na tradução brasileira, foi publicado em 2011, mas já arrastava várias reportagens no jornal "Daily Mail" e documentários que Jennings realizou para a BBC. Por causa dessas pistas, a FIFA tentou impedir a publicação da obra, curiosamente numa altura em que o autor esteve em Portugal, a convite de O JOGO, para as conferências do nosso 25º aniversário. Tudo o que, anos mais tarde, as autoridades norte-americanas viriam a confirmar consta dos relatos detalhados de Jennings, que passou anos a viajar entre continentes para puxar o fio à trama de compromissos que vivia (?) da venda de votos para eleições e escolha das sedes dos mundiais, comissões de diretos televisivos e transação clandestina de bilhetes.
A FIFA tentou impedir a publicação da obra, curiosamente numa altura em que o autor esteve em Portugal, a convite de O JOGO, para as conferências do nosso 25º aniversário
O primeiro jornalista a detetar o papel de Jack Warner, nome poderoso na estrutura da FIFA saído das minúsculas Trindade & Tobago, é Jennings, que nos vai descrevendo reuniões nos trópicos, conversas nos grandes salões da FIFA ou um encontro à hora do chá no palácio presidencial de Abuja. Há uns laivos de "O Alfaite de Panamá", de Le Carré, incluindo adultérios e envenenamentos, mas com a mala de dinheiro a multiplicar por 100. Por muito bem que tenhamos acompanhado os escândalos da FIFA, agora outra vez na ordem do dia, nada nos prepara para este livro. O glossário é especialmente útil.