Os dois indivíduos usaram máscaras e estão em fuga
Corpo do artigo
Um ataque a uma igreja em Istambul, na Turquia, por dois indivíduos que usavam máscaras provocou um morto, disseram este domingo as autoridades turcas, citadas pela agência Associated Press (AP).
De acordo com uma declaração publicada na rede social X pelo ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya, os indivíduos armados atacaram a Igreja de Santa Maria na zona de Sariyer às 11h40 locais (08h40 em Portugal continental). O ataque provocou um morto.
O responsável não especificou que tipo de armas foram utilizadas nem se houve outros feridos.
Yerlikaya condenou o ataque e disse que as autoridades estão a trabalhar na captura dos responsáveis pelo ataque, tendo sido aberto um inquérito.
Em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara de Istambul, Ekrem Imamoglu, apresentou as suas condolências e o seu apoio às minorias religiosas da cidade, que, tal como toda a Turquia, é maioritariamente muçulmana.
"Não existem minorias nesta cidade ou neste país. Somos todos verdadeiros cidadãos", afirmou, citado pela AP.
O sobrinho da vítima mortal, em declarações à agência, identificou-o como Tuncer Cihan, referindo que o alvo era a igreja e não o seu tio.
"Era um indivíduo com deficiência mental que não tinha qualquer ligação à política ou a organizações [criminosas]. Foi lá a convite e foi vítima do destino", disse Cagin Cihan.
A igreja é gerida por uma ordem italiana de frades franciscanos.
O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, apresentou hoje também as suas condolências, assegurando que foram tomadas todas as "medidas necessárias" para encontrar os responsáveis.
Erdogan, que falou por telefone com o padre da igreja e com as autoridades locais, garantiu que tudo estava a ser feito para encontrar os atacantes "o mais rapidamente possível", segundo a presidência, citada pela agência AFP.