O estudo reforçou pesquisas anteriores que associam o consumo moderado e matinal de café à redução do risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, por exemplo
Corpo do artigo
Um estudo publicado no European Heart Journal a 8 de fevereiro de 2025 concluiu que os efeitos do café no organismo dependem do momento do dia em que é consumido. Investigadores da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, identificaram que beber café pela manhã está associado a benefícios significativos para a saúde, incluindo uma maior esperança de vida.
A análise envolveu os hábitos de consumo de café de 40 mil pessoas e cruzou esses dados com os registos de óbitos dos participantes ao longo dos últimos dez anos. Os resultados mostraram que:
- 36% dos participantes bebiam café apenas de manhã.
- 16% consumiam a bebida ao longo do dia.
- 48% não tomavam café.
Os consumidores matinais de café apresentaram um risco 16% menor de morte por qualquer causa e 31% menos probabilidade de falecer devido a doenças cardiovasculares, em comparação com aqueles que não consumiam café. Já os que bebiam café ao longo do dia registaram apenas uma redução de 1% no risco de mortalidade.
Além disso, os maiores benefícios foram observados entre quem bebia mais de três chávenas pela manhã ou consumia a bebida de forma moderada (duas a três chávenas). Em contrapartida, aqueles que ingeriam café ao longo do dia não tiveram os mesmos efeitos positivos.
O estudo reforçou pesquisas anteriores que associam o consumo moderado e matinal de café à redução do risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, por exemplo.