Escolha do 45º Presidente dos Estados Unidos da América será disputada entre Hillary Clinton e Donald Trump.
Corpo do artigo
Um número histórico, mais de 200 milhões, de eleitores norte-americanos estão registados para votar nas eleições desta terça-feira nos Estados Unidos, que vão determinar quem será o próximo Presidente daquela superpotência.
A escolha do 45º Presidente da história norte-americana será disputada entre a democrata Hillary Clinton, de 69 anos, e o republicano Donald Trump, de 70 anos.
Para estar ao seu lado na corrida presidencial, para o cargo de vice-presidente, Donald Trump e Hillary Clinton escolheram Mike Pence e Tim Kaine, respetivamente.
Outros dois nomes participam na corrida à Casa Branca: o ex-governador republicano do Novo México e candidato do Partido Libertário (o terceiro maior partido dos EUA), Gary Johnson e a candidata presidencial do Partido Verde, Jill Stein.
As assembleias de voto estarão abertas nos 50 estados federais e no distrito federal de Washington DC em seis fusos horários.
As assembleias de voto na costa leste dos Estados Unidos abrem às 06h00 (11h00 em Lisboa), mas horas antes, pouco depois da meia-noite (hora local), três pequenas localidades do estado de New Hampshire têm a tradição de serem as primeiras no país a votarem.
O encerramento das primeiras assembleias de voto está previsto para as 18h00 (23h00 em Lisboa).
As últimas assembleias de voto encerram às 20h00 (05h00 de quarta-feira em Lisboa) no estado do Alasca.
O nome do futuro Presidente dos Estados Unidos não deverá ser conhecido antes das 22h00 (hora da costa leste, ou seja, 03h00 de quarta-feira em Lisboa).
Mesmo antes desta terça-feira eleitoral, muitos americanos já fizeram a sua escolha, através da votação antecipada, permitida em 37 dos 50 estados federais dos Estados Unidos e no distrito de Columbia.
Na segunda-feira, mais de 42 milhões de eleitores americanos registados tinham votado por antecipação, segundo dados divulgados no site United States Elections Project.
O sucessor de Barack Obama será empossado a 20 de janeiro de 2017, numa cerimónia pública junto ao edifício do Capitólio, em Washington.
Não é só a Presidência dos Estados Unidos que está em jogo nestas eleições. Hoje também vão a votos todos os 435 lugares que compõem a Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso norte-americano) e 34 das 100 cadeiras do Senado (câmara alta do Congresso). No total, são 469 cargos legislativos.
Também vão ser hoje disputados cerca de uma dezena de cargos de governadores estaduais e de governadores territoriais, bem como diversas funções a nível estadual e local.
Estão igualmente previstos vários referendos estaduais sobre diversos assuntos, incluindo a legalização da marijuana, mudanças na pena de morte, controlo de armas e aumento do salário mínimo.