Famalicão, Braga, Sporting e Benfica foram as primeiras equipas a conseguir um lugar na próxima fase.
Corpo do artigo
O primeiro fim de semana de 2021 vai ser de decisões na Liga BPI. Na última jornada da primeira fase da prova, decide-se quais os clubes, dois de cada zona, que vão ocupar as vagas em aberto para a fase de campeão.
Na Zona Norte, já estão classificados Braga e Famalicão. Com os famalicenses a chegarem a esta jornada com oito vitórias em oito jogos. Um feito notável igual ao que fez o Sporting na Zona Sul. Os leões também seguem invictos e já garantiram a qualificação a par do Benfica. Estas quatro equipas foram as primeiras a conseguirem um lugar na fase de campeão, mas há ainda mais quatro lugares por ocupar.
No Norte, há cinco equipas com hipóteses de conseguir esse feito. Condeixa, Valadares, Ovarense, Clube Albergaria e Boavista. Porém, o Condeixa parte na frente com 13 pontos, mais dois do que Valadares, Ovarense e Clube Albergaria, e mais quatro do que o Boavista, que está dependente de terceiros mesmo que vença o seu jogo. Nesta ronda, há dois jogos entre equipas que ambicionam um lugar. O Condeixa recebe a Ovarense e o Valadares defronta o Boavista, com a vantagem de dois pontos. E por fim, o Clube Albergaria mede forças com o Cadima, equipa que já não pode atingir a próxima fase. Prevêem-se jogos bastante emotivos, principalmente entre as equipas que lutam por um lugar na fase final e que têm agora a derradeira oportunidade para o atingirem.
Já na Zona Sul, as contas estão mais simplificadas. Para os dois lugares em aberto, apenas três equipas estão bem posicionadas: Torreense, Estoril e Marítimo.
Os madeirenses estão na frente da corrida, com 16 pontos, depois de terem sido o conjunto mais fustigado pela pandemia. As insulares estiveram dois meses sem competir, mas quando regressaram conseguiram resultados positivos que as colocou nesta posição privilegiada. Apesar dos dois pontos de vantagem sobre o Torreense e os três sobre o Estoril, a tarefa do Marítimo é a mais difícil, uma vez que defronta o líder Sporting. Já o Torreense visita o Amora; e o Estoril desloca-se ao reduto do Damaiense. Apesar de terem tarefas mais facilitadas, nada está garantido e até a vitória pode não ser suficiente.
13188675