Futuro da equipa de Marisa Gomes decide-se no próximo domingo, diante da Bósnia
Corpo do artigo
A seleção portuguesa de futebol feminino de sub-17 perdeu hoje com a congénere da Alemanha, por 3-1, em jogo da primeira fase de apuramento para o Europeu do escalão, realizado em Albufeira.
Na partida da segunda jornada do Grupo 4 da Liga A, entre duas equipas que tinham goleado na ronda anterior, as germânicas exibiram a sua superioridade para seguir em frente na qualificação, triunfando com golos de Loreen Bender ("bis" aos 26 minutos, de penálti, e 53) e Paulina Platner (83), apesar da boa réplica das portuguesas, que reduziram por Inês Simas (58, de penálti).
O futuro de Portugal, agora no segundo lugar em igualdade pontual com a Finlândia, joga-se no domingo, no Estádio Algarve (17h00), frente à Bósnia-Herzegovina, bastando um empate para a equipa lusa ficar entre as três primeiras do grupo, vagas que dão acesso à fase seguinte do apuramento.
O início do jogo foi relativamente equilibrado, com Mafalda Mariano a ter o primeiro remate, ligeiramente por cima (quatro minutos), mas, a partir dos 20 minutos, a Alemanha começou a impor um ascendente.
Mara Alber desperdiçou uma boa oportunidade, aos 22, e três minutos depois "ganhou" uma grande penalidade, por falta de Bruna Ramos, convertida por Loreen Bender para abrir o marcador.
Logo a seguir, Portugal podia ter empatado, mas Cristiana Martins, "na cara" de Eve Boettcher, permitiu a defesa da guardiã alemã.
Até ao intervalo, o golo podia ter caído para qualquer lado, mas Victória Ferreira impediu o "tiro" de Alber a dois tempos, aos 40, e Boettcher travou com uma grande defesa um remate da lateral Bruna Ramos, após boa jogada individual pela direita (42).
As germânicas entraram bem no segundo tempo e rapidamente chegaram ao 2-0: Alara Sehitler rematou para grande defesa de Victória Ferreira e marcou o respetivo canto para Loreen Bender "bisar", cabeceando sem marcação no "coração" da área.
Portugal reduziu pouco depois, aos 58 - Inês Simas converteu penálti após derrube de Jella Velt sobre Cristiana Martins -, e ainda manteve o sonho do empate durante alguns minutos, com Bruna Ramos a atirar ao lado na ocasião mais flagrante (68).
As aspirações lusas findaram aos 83, quando Anne Reif, em jogada pela direita, rematou para defesa de Victória Ferreira e Paulina Platner, na recarga, empurrou facilmente para a baliza vazia.