A equipa das Quinas, orientada por Francisco Neto, venceu os últimos quatro jogos que disputou e subiu quatro lugares em relação à classificação de agosto.
Corpo do artigo
A Seleção Nacional de futebol feminino alcançou a melhor posição de sempre no ranking da FIFA. Esta quinta-feira, o organismo que tutela o futebol mundial divulgou a atualização da classificação e Portugal surge no 23º posto, com 1742.3 pontos, tendo subido quatro lugares em relação à última classificação, feita em agosto (ultrapassou República da Irlanda, Escócia, Rússia e Colômbia).
Esta ascensão deve-se ao facto de a equipa das Quinas ter vencido os últimos quatro jogos que disputou (triunfos sobre a Sérvia, Turquia, Bélgica e Islândia), garantindo, desta forma, o passaporte para o play-off inter-confederações de acesso ao Campeonato do Mundo de 2023.
Esta sexta-feira, dia 14, realiza-se o sorteio do mini-torneio (que se realizará na Nova Zelândia, entre 17 a 23 de fevereiro do próximo ano, e onde se decidirá as últimas três vagas para o Mundial) que a turma lusa terá de superar para, pela primeira vez, chegar à fase final do certame intercontinental. Das 10 seleções que vão participar, Portugal é a mais bem classificada no ranking da FIFA e, como tal, será cabeça de série. Isto quer dizer que a formação orientada por Francisco Neto está a uma vitória de mais um feito histórico: assegurar uma presença inédita no Campeonato do Mundo.
A Seleção Nacional já sabe que não defrontará Taiwan, Chile e Papua Nova Guiné (os outros cabeças de série), podendo medir forças com Tailândia, Paraguai, Haiti, Panamá, Camarões ou Senegal, os seis conjuntos do pote 2.