Candidatura para 2035 foi retirada
Corpo do artigo
Depois de cair por terra a intenção de organizar o Mundial feminino de 2035, a Federação Portuguesa de Futebol informou esta quinta-feira que pretende, juntamente com Espanha e Marrocos, organizar a prova quatro anos depois, em 2039.
"Com base na política de aposta no investimento do desenvolvimento do futebol feminino, um dos grandes objetivos do Plano Programático desta Direção, a Federação Portuguesa de Futebol informa que está em conversações com a Real Federação Espanhola de Futebol e a Federação Real Marroquina de Futebol com vista à coorganização de um Campeonato do Mundo de Futebol Feminino. A Federação Portuguesa de Futebol e as suas duas congéneres apontam para uma candidatura conjunta à organização do Mundial marcado para 2039", pode ler-se.
O período para a manifestação de intenções quanto à organização do Mundial'2035 feminino de futebol terminou na segunda-feira, tendo o Reino Unido ficado como único candidato à sua organização. As candidaturas formais têm de ser submetidas até ao fim de novembro próximo e a votação vai ocorrer no Congresso da FIFA de 2026.
Os Estados Unidos são os favoritos a acolherem o Mundial'2031, depois de terem abdicado da candidatura à edição de 2027, vencida pelo Brasil.
Portugal, Espanha e Marrocos vão organizar em conjunto o Mundial masculino de 2030, num torneio que vai ter ainda jogos no Uruguai, na Argentina e no Paraguai, numa celebração do centenário do torneio, que se realizou pela primeira vez em território uruguaio, em 1930, com vitória da equipa da casa.
Portugal vai receber o segundo grande torneio, depois de ter acolhido o Euro'2004, enquanto para Espanha este será o segundo Mundial, após a organização da edição de 1982, conquistada pela Itália.