Bélgica encara Portugal para ganhar e sair com “boas sensações” do Europeu feminino
Corpo do artigo
A selecionadora Elísabet Gunnarsdóttir manifestou esta quinta-feira o desejo de ver a eliminada Bélgica terminar a participação no Europeu'2025 feminino de futebol, na Suíça, com “boas sensações de melhorias”, pelo que o objetivo é ultrapassar Portugal, na sexta-feira.
Já sem hipóteses de chegar à fase a eliminar, a intenção das belgas, que na edição de 2022, em Inglaterra, atingiram os "quartos", passa por “melhorar e ter um desempenho elevado”, segundo afirmou a técnica islandesa, de 48 anos, em conferência de imprensa.
“Neste momento queremos ganhar este jogo. É também importante para o nosso ranking da FIFA e, claro, sair do torneio com boas sensações de melhorias e com mais confiança para o crescimento da equipa. São 90 minutos de futebol para podermos melhorar e ter um desempenho elevado”, declarou.
Reconhecendo que “é um jogo importante para Portugal, que vai “entrar com muita vontade e agressividade”, Gunnarsdóttir admitiu que já pensou na possibilidade de vir a colocar jogadoras menos utilizadas contra as navegadoras, em Sion.
Por sua vez, a guarda-redes Lisa Lichtfus considerou que uma vitória ante as lusas “seria importante a nível mental”.
“Eu diria que já virámos mais ou menos essa página da eliminação e, agora, a equipa está concentrada no jogo de amanhã [sexta-feira]. Queremos uma vitória, porque a nível mental seria importante”, apontou.
A jogadora do Le Havre, titular pelas belgas nas derrotas contra Itália (1-0) e Espanha (6-2), acrescentou que a “experiência” de participar num Europeu foi “muito positiva, independentemente de não ter dado para ir mais longe”, deixando claro que a equipa quer ”acabar com um jogo de muita qualidade”.
Se as belgas já não têm hipóteses de chegar aos "quartos", a Seleção lusa ainda sonha com essa fase, mas precisa de triunfar na sexta-feira, que a Itália perca com a qualificada Espanha, e ainda de recuperar o atraso que tem na diferença de golos (1-6 contra 2-1 das transalpinas).
Certo é que, se Espanha e Itália empatarem no outro jogo da "poule", nem o mais dilatado dos triunfos sobre a Bélgica valerá à formação das "quinas".
A Seleção portuguesa soma apenas um ponto, num grupo liderado pela Espanha, com seis e já apurada para os "quartos", seguida da segunda posicionada Itália, com quatro. A Bélgica é última, sem qualquer ponto.
Portugal e Bélgica defrontam-se na sexta-feira, em Sion, a partir das 21h00 locais (20h00 em Portugal), para a partida da terceira e última jornada do Grupo B, que será dirigida pela sueca Tess Olofsson.