É preciso ir ao início da época para encontrar uma série dos encarnados de mais de dois jogos a vencer
Corpo do artigo
O jogo frente ao Aves SAD, no Estádio da Luz, para a Taça da Liga é a oportunidade de os encarnados aproximarem-se do melhor registo da época em termos de vitórias consecutivas. Depois de vencerem o RB Salzburgo, que garantiu a passagem para o play-off da Liga Europa, e de superarem, na Pedreira, o Braga, a equipa de Schmidt recebe o clube da II Liga à procura de um registo que tem sido difícil de atingir, nesta temporada.
Até agora, a melhor sequência é de quatro vitórias consecutivas, conseguida em setembro. Desde essa altura que as águias não estão mais de dois jogos seguidos a vencer, somando sempre derrotas ou empates pelo meio. O melhor ciclo aconteceu numa altura em que as águias ainda estavam só a disputar jogos da liga: depois da derrota na primeira jornada frente ao Boavista (3-2), os encarnados saíram vitoriosos frente a Estrela da Amadora, Gil Vicente, V. Guimarães e Vizela, jogos da segunda à quinta jornada do campeonato. A série foi só interrompida com o primeiro jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões, com uma derrota frente ao RB Salzburgo, em casa.
Aliás, o insucesso na Liga dos Campeões, com a única vitória a ser alcançada na última jornada, foi uma das principais razões para a maior parte das sequências positivas serem interrompidas desde o início da temporada. Em contraste com aquilo que aconteceu na época passada, em que as águias estiveram longas séries de jogos sempre a vencer, tendo registado, como máximo, 13 vitórias nos 13 primeiros jogos de 2022/23.