Governo decreta recolher obrigatório nos dois próximos fins de semana a partir das 13h00
António Costa anunciou medidas adicionais de combate à pandemia de covid-19.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro António Costa anunciou as medidas adicionais de combate à pandemia de covid-19, saídas da reunião do Conselho de Ministros deste sábado.
De salientar a limitação de circulação na via pública nos 121 concelhos de maior risco, entre as 23h e as 6h, durante a semana, e limitação de circulação na via pública a partir das 13h00 de sábado e domingo - até às 05h00 de domingo e segunda-feira - nos dois próximos fins de semana nos 121 concelhos de risco.
"O que explica esta medida é que nós temos nítida noção que o convívio social tem um contributo importante para a disseminação do contágio. Parte desse convívio desenvolve-se num período pós-laboral. Compatibilizando o esforço de limitar o mínimo possível ou de ter o menor impacto possível em sectores da economia, fixámos o limite às 23h. Mas não é uma bala de prata, não há balas de prata nesta matéria", justificou.
"Esta medida [recolher obrigatório] prevê que as forças da autoridade possam reconduzir as pessoas ao domicílio. É uma questão de responsabilidade individual", explicou o primeiro-ministro, já em resposta às questões dos jornalistas.
"A expectativa é termos todos um Natal o mais normal possível. Temos de ter todos bem consciência da gravidade da situação do que estamos a viver e isso impõe este conjunto de medidas. São medidas para os dois próximos fins de semana, o estado de emergência vigora até ao dia 23. Desde setembro até agora, as medidas que temos vindo a adotar têm sido mais restritivas em função da evolução da pandemia, de agravamento constante", assinalou ainda António Costa.