Extremo do Benfica foi ouvido em Tribunal, em Copenhaga, após ser acusado de partilhar um vídeo de teor sexual que envolvia menores
A procuradora do Ministério Público da Dinamarca pediu entre 20 a 30 dias de prisão efetiva para Andreas Schjelderup pela partilha de um vídeo de teor sexual que envolvia menores, mas o juiz decretou uma pena de 14 dias de prisão, com pena suspensa.
A Agência France Press adianta que o extremo encarnado terá pena suspensa, acrescida de um ano de liberdade condicional, enquanto a imprensa norueguesa acrescenta uma advertência de deportação da Dinamarca.
O jogador do Benfica esteve a ser ouvido no Tribunal Municipal de Copenhaga, esta quarta-feira, e considerou-se culpado. "Recebi o vídeo no Snapchat como uma piada de mau gosto. Depois reencaminhei para um grupo de quatro amigos e dei continuidade à piada. Só vi os primeiros segundos, não vi o vídeo todo, mas percebi que havia algo de sexual e que eram dois jovens. Aconteceu tão rápido que nem pensei duas vezes. Quando reencaminhei, percebi rapidamente que era ilegal, por isso apaguei o vídeo do grupo e do meu telemóvel em menos de um minuto", referiu no depoimento o extremo, citado pela imprensa da Noruega e da Dinamarca.
O futebolista foi questionado sobre a idade dos jovens que aparecem no vídeo e disse não saber. Disse ainda ter ficado muito surpreendido quando foi contactado pela polícia, não percebendo de imediato que estava relacionado com o vídeo em causa. "Nunca tinha falado com a polícia sobre qualquer assunto antes", disse.
"Vai levar um cartão amarelo", referiu o juiz Mathias Eike, ao proferir a sentença.
À chegada ao tribunal, o internacional norueguês não prestou declarações à comunicação social.
O advogado do jogador disse, entretanto, que a defesa está a analisar a sentença para decidir se entrará ou não com recurso, com o representante a lembrar que Schjelderup se arrependeu imediatamente de "uma brincadeira de mau gosto" e que apagou logo de seguida o vídeo.
Numa publicação na rede social Instagram, em 8 de novembro, Schjelderup já tinha admitido ter cometido um "erro estúpido" e que apagou o vídeo, assim que um amigo lhe explicou que o mesmo era ilegal.
A Federação Norueguesa de Futebol considera suficiente a sanção ao futebolista, que na última quinta-feira jogou 20 minutos diante da Estónia, e no domingo foi suplente não utilizado com a Itália, num grupo que a Noruega venceu e garantir acesso direto ao Mundial'2026.
Este caso, recorde-se, remonta a 2023, quando Schjelderup tinha 19 anos e representava o Nordsjaelland.