FC Porto

FC Porto com arranque perfeito fora de casa como em 1996

Jogadores do FC Porto festejam com os adeptos em Moreira de Cónegos EPA

Há quase 30 anos que os portistas não venciam as cinco primeiras rondas longe do seu estádio

Foi suado, arrancado a ferros já bem perto do apito final, mas o FC Porto conseguiu manter o registo imaculado em jogos fora de casa neste campeonato. São cinco jogos, cinco vitórias, com deslocações bem complicadas como a de Moreira de Cónegos, mas também a de Alvalade ou de Barcelos. Para se perceber a dimensão deste feito assinado pela equipa de Francesco Farioli, basta dizer que só por mais três vezes isso aconteceu nas 92 participações no escalão maior: 1939/40, 1990/91 e 1996/97.

Ou seja, há quase 30 anos que os portistas não tinham um arranque tão bom na condição de visitantes. Na altura, era António Oliveira o treinador de uma equipa que tinha Mário Jardel como figura maior no ataque e que só cedeu pontos ao 12.º jogo fora das Antas. Em 90/91 foi Artur Jorge a conduzir a equipa a uma série de sete partidas a ganhar, tal como Miguel Siska em 39/40. Só na época do "Rei Artur" é que tal arranque não terminou com a conquista do título.

Na agenda dos portistas longe do Dragão segue-se a visita a Famalicão (9 de novembro), que antecede nova paragem para as seleções. Mais um teste de elevado grau de dificuldade para Farioli engatar a sexta vitória seguida.

Redação O JOGO