FC Porto

"Vi em Sérgio Conceição o que vi em Artur Jorge, Bobby Robson e Mourinho"

Pinto da Costa e Sérgio Conceição Ivan Del Val/Global Imagens

ENTREVISTA PARTE 2 - Pinto da Costa vê em Sérgio Conceição o que viu quando apostou em Artur Jorge, Robson e José Mourinho

Pinto da Costa não tem dúvidas de que Sérgio Conceição é "um dos melhores treinadores" do futebol europeu. Vítor Baía já o tinha dito, na véspera, mas foi Pinto da Costa que apostou em Sérgio.

"Quando contrato qualquer treinador é na convicção de que ele é, ou pode ser a breve trecho, dos melhores da Europa. Não se acerta sempre, mas há treinadores que entraram aqui sem grande currículo e depois... Artur Jorge acabou campeão em França e em grandes clubes. Bobby Robson, que tinha sido despedido do Sporting, foi campeão aqui e transitou para o Barcelona, uma das grandes potências do futebol europeu. O José Mourinho, quando veio, tinha sido apenas treinador principal esporadicamente no Benfica e no U. Leiria e saiu daqui como campeão europeu para voltar a sê-lo noutros clubes. Com Sérgio Conceição, vi nele o que vi nesses e não me enganei", contou.

"Está aqui há quatro anos e não é por acaso, é o reconhecimento de que ele é um dos melhores treinadores da Europa", reforçou. "Hoje toda a gente o reconhece, mas quando o contratei, num momento difícil para o FC Porto, é porque tinha confiança absoluta não só na sua capacidade, como também conhecia o seu amor ao FC Porto. Tenho a convicção de que quando qualquer jogador ou treinador tem amor sincero pelo clube, não de beijar o emblema, mas amar mesmo interiormente o clube, as coisas tornam-se ainda mais emocionantes e são mais fáceis de alcançar. É obvio que vejo no Sérgio Conceição um dos grandes treinadores da Europa", insistiu.