"O Pepe podia ter ido para qualquer clube ganhar cinco vezes mais, mas optou pelo FC Porto"
ENTREVISTA PARTE IV - Apesar de ter feito questão de colocar no mesmo patamar a exibição de toda a equipa, da baliza ao ataque, o presidente portista ficou especialmente orgulho por ver dois dragões na boca da Europa
Corpo do artigo
Sérgio Oliveira e Pepe foram, pelos motivos já tantas vezes descritos desde terça-feira, heróis no triunfo de Turim. Dificilmente outra dupla do plantel é tão simbólica como esta. O central chegou aos dragões com 21 anos, saiu depois para o Real Madrid e Besiktas, e regressou há dois anos, mantendo o nível que fez dele um dos melhores do Mundo na sua posição, mesmo com 38 anos de idade. Oliveira é formado no Olival e leva 17 anos de vínculo com o clube, com leve interrupção entre 2013 e 2015, quando se transferiu para o Paços de Ferreira. São os dois capitães.
"Quem vê a exibição compreende que Pepe está no FC Porto porque ama muito este clube"
"O Pepe e o Sérgio Oliveira fizeram duas notáveis exibições no Juventus-FC Porto. Mas não foram os únicos", apontou Pinto da Costa, para começar. "Eu acho que, de um modo geral, todos fizeram exibições notáveis, todos foram importantíssimos, desde o guarda-redes, que teve uma noite fantástica, a todos os que estiveram dentro do campo", continuou, ele que no final até recebeu de Marchesín a camisola do jogo como recordação.
"Seria injusto não reconhecer a grande importância que todos tiveram na vitória do FC Porto. Mas, de facto, a mim, pessoalmente, a mim, presidente, serem dois jogadores com história no FC Porto enche-me de alegria", sublinhou, antes de abordar cada um dos casos.
"Toda a gente sabe que o regresso do Pepe ao FC Porto foi aposta minha, do treinador e, sobretudo, do Pepe. Há jogadores, não do presente, mas que já aqui passaram, que quando se vence ou fazem um golo, beijam o emblema e no dia seguinte estão a pedir para sair e a tentar negociar contratos com outros. Pepe é ao contrário. Veio para o FC Porto pelo coração, porque podia ter ido para qualquer clube ganhar cinco vezes mais - e tenho conhecimento direto disso -, mas optou pelo coração e pelo FC Porto", revelou.
"Por isso tenho um grande orgulho em que Pepe seja reconhecido por grandes ex-jogadores do futebol mundial, como Rio Ferdinand, como um exemplo de como se deve jogar a central. Fez uma exibição espantosa, com grandes dificuldades físicas e quem vê aquela exibição compreende de facto que ele está no FC Porto porque ama muito este clube", assegurou, antes de retomar a primeira ideia, até para que se perceba que o mérito é de todos em igual medida. "Volto a repetir, não foram só Pepe e Sérgio Oliveira. Do guarda-redes ao extremo-esquerdo, todos foram fantásticos, todos deram o máximo, todos mereceram realmente ser envolvidos naquele abraço que dei ao Sérgio Conceição. Estava a abraçar todos ao mesmo tempo", garantiu.
"Empenhei-me e hoje toda a Europa o reconhece"
Se Pepe mereceu elogios, Sérgio Oliveira não ficou por baixo. E com um alegria especial, não tivesse sido Pinto da Costa um dos principais entusiastas do seu regresso e, mais recentemente, da renovação.
"Sérgio Oliveira é um jogador criado no FC Porto, tenho uma grande ligação com ele - com todos, mas com ele - porque fui eu que tratei diretamente do seu regresso quando estava no Paços de Ferreira e porque foi um jogador no qual eu me empenhei diretamente para a recente renovação do contrato, pela importância que lhe reconhecia. Hoje, toda a gente na Europa o reconhece como fundamental em qualquer equipa onde esteja. Felizmente para nós, está no FC Porto", afirmou.
13448763