As duas equipas da capital italiana e o Ajax são os rivais europeus mais vezes eliminados
Corpo do artigo
O JOGO fez as contas a todos os jogos a eliminar do FC Porto nas provas europeias e os números não mentem: a Roma é, até ver, a grande vítima dos dragões em eliminatórias. Os caminhos de portistas e “giallorossi” cruzaram-se três vezes, num total de seis jogos e, embora os azuis e brancos não tenham vencido todas as partidas - três vitórias, dois empates e uma derrota -, seguiram sempre em frente. Primeiro na Taça das Taças, em 1981/82, e depois na Liga dos Campeões, no play-off (2016/17) e nos “oitavos” (2018/19).
Logicamente, a Roma não é o único “cliente” que o FC Porto encontrou mais do que uma vez na Europa. No entanto, e contabilizando apenas os “reincidentes”, os dragões só registam um aproveitamento de cem por cento contra outros dois emblemas: o Ajax e, curiosamente, a Lázio. Contudo, os azuis e brancos só disputaram duas eliminatórias contra os neerlandeses e os “laziali”. Ante a Roma, como já referimos, foram três e todas com o mesmo desfecho.
Por outro lado, e a título de curiosidade, Liverpool e Anderlecht surgem como as “bestas negras” dos azuis e brancos nas fases a eliminar: foram três rondas contra cada um dos clubes e zero apuramentos para a eliminatória seguinte.